Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

TV Morena inicia hoje transmissões do sinal digital em Campo Grande

4 Mai 2009 - 06h38Por RMT Online

O Ministério das Comunicações autoriza, hoje segunda-feira, dia 4 de maio, as emissoras de Campo Grande a transmitir o sinal digital. Campo Grande será a 17ª cidade brasileira a transmitir o sistema digital de alta-definição. A TV Morena é a primeira emissora a transmitir o sinal digital.

SAIBA TUDO SOBRE A TV DIGITAL

Às 15h30 desta segunda-feira, 4, a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Beatriz de Abreu, assina o ato que autoriza as transmissões digitais na capital de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de consignação dos canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Em seguida, a diretoria da TV Morena recebe cerca de 200 convidados na sede da emissora para as comemorações.

Em Campo Grande, cinco emissoras participam da assinatura dos termos aditivos aos contratos de concessão: Televisão Morena Ltda; Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão Ltda; Rede MS Integração de Rádio e Televisão Ltda.; Sociedade Campograndense de Televisão Ltda; Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul. A TV Morena, no entanto, é a primeira a lançar sua programação digital.

Com a chegada da televisão digital, o telespectador de Campo Grande terá um enorme ganho de qualidade na imagem, que pode resultar em nitidez de até seis vezes melhor do que a imagem recebida atualmente.

O áudio é comparável ao do CD. Outra possibilidade, é a consulta na tela da programação da emissora e informações adicionais dos programas exibidos. Somem-se a essas novas tecnologias, a recepção em mini-televisores portáteis e em aparelhos celulares, sem interferências e ruídos.

DATA HISTÓRICA

Para o Grupo Zahran, a data é história. Foram 10 anos de estudos dentro da Rede Matogrossense de Televisão (RMT). Dois anos para a implantação do sistema na emissora e depois de seis meses de testes.

Gradativamente a TV digital, de alta definição, vai substituir o atual sistema analógico, transmitido por ondas eletromagnéticas. É o fim dos chuviscos e fantasmas que comprometem a imagem e o som da tv e incomodam qualquer telespectador.

No sistema digital, a transmissão é feita por dados - equivalente à tecnologia dos computadores. Os novos equipamentos são capazes de filtrar todas as interferências. O sinal que sai da torre de transmissão da emissora chega à outra ponta limpo e perfeito. Pode ser até seis vezes melhor do que o existente hoje, dependendo do aparelho de televisão.

Por isso, o primeiro passo para a implantação do sistema digital na TV Morena foi a instalação das novas antenas UHF (Ultra High Frequency): uma faixa de frequência ultra-alta, necessária para a transmissão e recepção do sinal digital.

O canal digital da TV Morena passa a ser o 30, mas isso não vai acabar com a fidelidade entre a emissora e o telespectador. Toda vez que alguém clicar o número 30 no controle remoto vai ser direcionado - automaticamente - para o canal seis: marca registrada da TV Morena, há mais de quatro décadas. Este é um recurso da TV Digital chamado “canal virtual”.

Para ter acesso à nova tecnologia, o telespectador vai precisar de uma antena UHF e um conversor digital (set up box). O mercado já oferece aparelhos de televisão com o conversor embutido.

Até 2016, a TV Morena vai continuar transmitindo, também, o sinal analógico. Por isso, nada muda para quem tem uma televisão comum e não quer, ou não pode, trocar de aparelho.

No início, nem todos os programas da emissora serão gravados em alta definição. Isso porque o processo de implantação da TV Digital está sendo gradativo. O telespectador vai acompanhar essa mudança.

A TV Digital também abre as portas da mobilidade e da portabilidade. Isso quer dizer que a televisão pode ser levada para qualquer lugar, fora de casa, no ônibus, no carro. O sinal vai estar acessível no celular(celltv), no computador portátil (plugtv) e também nos pequenos televisores que cabem na palma da mão (pocket tv).

Outra vantagem da TV Digital é a interatividade. Em um primeiro momento, o telespectador poderá apenas consultar as informações que a emissora vai oferecer na tela. No futuro, com um clique no controle remoto, ele terá a opção de interagir com essas informações e até fazer compras pelo televisor.

Para tirar todas as dúvidas técnicas sobre o novo sistema, a TV Morena criou um canal direto com o telespectador, que pode ligar para o telefone (067) 3348 – 2077. O portal da emissora também oferece todas as informações sobre o início das transmissões da TV Digital. Basta entrar no Menu e clicar no canal TV Digital no site www.tvmorena.com.br.

Cronograma

Com a chegada das transmissões digitais em Campo Grande, a TV Digital completa a cobertura em todas as capitais do Centro-Oeste brasileiro. A expectativa do Ministério das Comunicações é inaugurar o sinal digital em todas as capitais brasileiras até dezembro deste ano. 

As cidades brasileiras que já recebem sinal da TV Digital são: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP), Brasília (DF) e Campo Grande. Fortaleza (CE) será a próxima cidade a iniciar as transmissões digitais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS