Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

TV Morena inicia hoje transmissões do sinal digital em Campo Grande

4 Mai 2009 - 06h38Por RMT Online

O Ministério das Comunicações autoriza, hoje segunda-feira, dia 4 de maio, as emissoras de Campo Grande a transmitir o sinal digital. Campo Grande será a 17ª cidade brasileira a transmitir o sistema digital de alta-definição. A TV Morena é a primeira emissora a transmitir o sinal digital.

SAIBA TUDO SOBRE A TV DIGITAL

Às 15h30 desta segunda-feira, 4, a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Beatriz de Abreu, assina o ato que autoriza as transmissões digitais na capital de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de consignação dos canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Em seguida, a diretoria da TV Morena recebe cerca de 200 convidados na sede da emissora para as comemorações.

Em Campo Grande, cinco emissoras participam da assinatura dos termos aditivos aos contratos de concessão: Televisão Morena Ltda; Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão Ltda; Rede MS Integração de Rádio e Televisão Ltda.; Sociedade Campograndense de Televisão Ltda; Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul. A TV Morena, no entanto, é a primeira a lançar sua programação digital.

Com a chegada da televisão digital, o telespectador de Campo Grande terá um enorme ganho de qualidade na imagem, que pode resultar em nitidez de até seis vezes melhor do que a imagem recebida atualmente.

O áudio é comparável ao do CD. Outra possibilidade, é a consulta na tela da programação da emissora e informações adicionais dos programas exibidos. Somem-se a essas novas tecnologias, a recepção em mini-televisores portáteis e em aparelhos celulares, sem interferências e ruídos.

DATA HISTÓRICA

Para o Grupo Zahran, a data é história. Foram 10 anos de estudos dentro da Rede Matogrossense de Televisão (RMT). Dois anos para a implantação do sistema na emissora e depois de seis meses de testes.

Gradativamente a TV digital, de alta definição, vai substituir o atual sistema analógico, transmitido por ondas eletromagnéticas. É o fim dos chuviscos e fantasmas que comprometem a imagem e o som da tv e incomodam qualquer telespectador.

No sistema digital, a transmissão é feita por dados - equivalente à tecnologia dos computadores. Os novos equipamentos são capazes de filtrar todas as interferências. O sinal que sai da torre de transmissão da emissora chega à outra ponta limpo e perfeito. Pode ser até seis vezes melhor do que o existente hoje, dependendo do aparelho de televisão.

Por isso, o primeiro passo para a implantação do sistema digital na TV Morena foi a instalação das novas antenas UHF (Ultra High Frequency): uma faixa de frequência ultra-alta, necessária para a transmissão e recepção do sinal digital.

O canal digital da TV Morena passa a ser o 30, mas isso não vai acabar com a fidelidade entre a emissora e o telespectador. Toda vez que alguém clicar o número 30 no controle remoto vai ser direcionado - automaticamente - para o canal seis: marca registrada da TV Morena, há mais de quatro décadas. Este é um recurso da TV Digital chamado “canal virtual”.

Para ter acesso à nova tecnologia, o telespectador vai precisar de uma antena UHF e um conversor digital (set up box). O mercado já oferece aparelhos de televisão com o conversor embutido.

Até 2016, a TV Morena vai continuar transmitindo, também, o sinal analógico. Por isso, nada muda para quem tem uma televisão comum e não quer, ou não pode, trocar de aparelho.

No início, nem todos os programas da emissora serão gravados em alta definição. Isso porque o processo de implantação da TV Digital está sendo gradativo. O telespectador vai acompanhar essa mudança.

A TV Digital também abre as portas da mobilidade e da portabilidade. Isso quer dizer que a televisão pode ser levada para qualquer lugar, fora de casa, no ônibus, no carro. O sinal vai estar acessível no celular(celltv), no computador portátil (plugtv) e também nos pequenos televisores que cabem na palma da mão (pocket tv).

Outra vantagem da TV Digital é a interatividade. Em um primeiro momento, o telespectador poderá apenas consultar as informações que a emissora vai oferecer na tela. No futuro, com um clique no controle remoto, ele terá a opção de interagir com essas informações e até fazer compras pelo televisor.

Para tirar todas as dúvidas técnicas sobre o novo sistema, a TV Morena criou um canal direto com o telespectador, que pode ligar para o telefone (067) 3348 – 2077. O portal da emissora também oferece todas as informações sobre o início das transmissões da TV Digital. Basta entrar no Menu e clicar no canal TV Digital no site www.tvmorena.com.br.

Cronograma

Com a chegada das transmissões digitais em Campo Grande, a TV Digital completa a cobertura em todas as capitais do Centro-Oeste brasileiro. A expectativa do Ministério das Comunicações é inaugurar o sinal digital em todas as capitais brasileiras até dezembro deste ano. 

As cidades brasileiras que já recebem sinal da TV Digital são: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP), Brasília (DF) e Campo Grande. Fortaleza (CE) será a próxima cidade a iniciar as transmissões digitais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto