Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Três Lagoas apresenta a maior valorização de terra do País

3 Ago 2007 - 07h43

Três Lagoas é o município do País que apresenta a maior valorização de terra no Brasil e onde o agronegócio está realmente crescendo no País, conforme levantamento exclusivo que o Instituto FNP fez para a Revista Dinheiro Rural. Na média, a valorização nominal do hectare nas 11 cidades líderes chegou a 132,5% entre abril de 2002 e abril de 2007, sendo que a menor variação foi de 85% em Presidente Prudente (SP) e a maior, de 294%, em Três Lagoas (MS).

De acordo com o levantamento, o avanço do etanol neste ano começou a alterar o mapa da produção agropecuária em todos os Estados, sendo que as pastagens antigas e tradicionais cedem cada vez mais espaço para a cana-de-açúcar. Esse tipo de análise sobre as cidades que tiveram a maior valorização de terras nos últimos cinco anos mostrou que a cana está na metade delas.

Procurando alcançar esse ideal de diversificação, hoje Três Lagoas é a cidade com maior valorização de terra no Brasil. Só o Grupo Votorantim, que encampou o maciço florestal da Internacional Paper, realizou um aporte de R$ 3,2 bilhões numa fábrica de papel e celulose e ainda está em processo de arrendamento mais 40 mil hectares, somando um total de aproximadamente 150 mil hectares já plantados.

Também de forma incipiente vem ocorrendo o plantio de cana-de-açúcar na região para usinas de açúcar e álcool, que planejam se instalar na cidade. Essas usinas pretendem chegar em Três Lagoas e já manifestam o desejo de uma planta industrial com o valor de aproximadamente R$ 54 milhões de investimentos. Essas obras já receberam o indicativo do governo estadual por meio do Conselho de Desenvolvimento Industrial.

A pecuária, por conseqüência, perdeu muito espaço na cidade por conta do eucalipto que abastece com sua matéria prima a maior fábrica de papel e celulose do mundo. Entretanto há inúmeros produtores que continuam na atividade. “Considero um processo natural decorrente da industrialização, que se iniciou nos anos 90, exigindo da população essa transformação cultural que antes predominava na pecuária e agora é altamente industrial”, diz o secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Três Lagoas, Cristovam Canela.

A expectativa da vinda de pessoas de outras localidades para a cidade é de um crescimento constante, tendo em vista as principais obras da VCP – Votorantim Celulose e Papel. Só essa fábrica pretende trazer á cidade, em meados de 2008, mais de 10 mil empregados. O crescimento que se projeta em termos de habitantes em 10 anos está estimado para 30%, de 100 mil habitantes passará para 130 mil. A única preocupação de Três Lagoas hoje, é qualificar profissionalmente essa mão de obra que chegará nos próximos anos.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados