Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 19 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

TRE/MS pede tropas federais para eleições em Dourados

27 Set 2010 - 09h52Por Diário MS
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul solicitou formalmente na sexta-feira ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a presença de tropas federais durante o pleito eleitoral do próximo dia 3 em Dourados.

A medida tentar garantir a segurança da cidade, ameaçada por conta pelos escândalos de corrupção, desvendados pela Operação Uragano, da PF (Polícia Federal) e pelos protestos populares.

Conforme a assessoria de comunicação do TRE/MS, o reforço na segurança foi requerido pelos dois juízes eleitorais de Dourados. “Eles justificaram que o pedido é necessário para garantir as eleições. É de conhecimento público que a população está muito revoltada”, afirmou o advogado Ary Raghiant Neto, membro do Pleno do tribunal.

Segundo maior colégio eleitoral de MS, Dourados enfrenta um furacão político após operação da PF que revelou esquema de pagamento de propina envolvendo o prefeito afastado Ari Artuzi (sem partido), o vice Carlinhos Cantor (PR) e de 11 dos 12 vereadores da cidade.

Com a vacância no cargo e com o rompimento da linha sucessória natural que substituiria o prefeito – em razão da prisão também do vice e do ex-presidente da Câmara – o município está sendo administrado interinamente pelo diretor do Fórum de Dourados, o juiz Eduardo Rocha Machado.

Segundo o TSE, esse foi o primeiro pedido do TRE-MS de envio de forças federais para as eleições deste ano no Estado. Entretanto, em âmbito nacional, o tribunal já recebeu mais de 165 solicitações.

Depois de protocolado no TSE, o pedido de intervenção das tropas federais entra na pauta do pleno do órgão. Se for deferido, a solicitação é encaminhada para o Ministério da Defesa, que, junto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, vai definir qual força federal será utilizada e qual efetivo. No entanto, na maioria das vezes o Ministério da Defesa envia todas do Exército ou da Força Nacional para garantir a segurança dos municípios em estado de vulnerabilidade. Nas eleições municipais de 2008, tropas do Exército participaram do esquema de segurança montado pela Justiça Eleitoral em Dourados. A data do julgamento do pedido do TRE/MS ainda não foi definida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados