Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 16 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

TRE-MS realiza treinamento para votação paralela

15 Set 2010 - 17h12Por MS Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul está realizando desde segunda-feira treinamentos para o Sistema de Votação Paralela. Nesta sexta-feira, dia 17.09, mais uma turma de auxiliares será treinada. A votação paralela acontece no dia da eleição oficial e no mesmo horário, das 8h às 17h.  Esse sistema faz uma simulação de uma eleição e serve para verificar se o somatório dos votos está de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado na urna, demonstrando a confiabilidade do sistema. O processo ainda mostra para a população que o programa inserido nas urnas faz a soma corretamente.

A Votação Paralela vem sendo realizada desde as eleições de 2002, por todos os TREs, em todo o país, durante as eleições. Na semana que antecede o pleito, os fiscais dos partidos votam em cédulas de papel, as quais serão depositadas numa urna de lona. Em seguida, essa urna de lona será lacrada com a assinatura dos fiscais.

No domingo, o primeiro passo será abrir a urna de lona, retirar uma cédula qualquer e digitá-la primeiro num programa no computador e, depois, nas urnas eletrônicas sorteadas. Esse procedimento será acompanhado por uma comissão, formada por um juiz, servidores da Justiça Eleitoral, representantes do Ministério Público, e fiscais dos partidos e coligações. O trabalho será todo supervisionado por câmeras
filmadoras de empresas contratadas pelo TRE-MS.

Ao final dessa votação, serão emitidos os boletins das urnas e o relatório do sistema do computador, sendo que os seus resultados devem ser idênticos, pois o conteúdo das cédulas foi digitado tanto nas urnas quanto no computador. No total, 46 pessoas realizarão os trabalhos da Votação Paralela, sendo 26
servidores do Tribunal de Justiça do Estado, 15 servidores e 5 estagiários do TRE-MS.

Os trabalhos da votação paralela são públicos e podem ser acompanhados pela imprensa, entidades representativas da sociedade, e a comunidade em geral.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat