Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 15 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

TRE cassa mandato de senador de Rondônia

13 Abr 2007 - 14h01

Por sete votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) cassou na quinta-feira à noite (12) o mandato do senador Expedito Júnior, do PR (Partido da República, ex-PL).

Os juízes do TRE concluíram que Expedito cometeu crime eleitoral no pleito do ano passado -ele é acusado de compra de votos. A decisão será comunicada à Mesa do Senado Federal nesta sexta-feira para afastamento do senador do cargo.

Apesar de poder recorrer da decisão no TRE de Rondônia, a assessoria do parlamentar informou ao G1 que Expedito Júnior vai ingressar nesta sexta-feira com um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele responda ao processo no cargo.

“O TRE decidiu com base em presunção e, sem provas efetivas, contrariando todos os precedentes do TSE. Razão pela qual estou tomando as medidas judiciais cabíveis para o restabelecimento da verdade”, disse o senador, por meio de sua assessoria.

Segundo a acusação do Ministério Público, o candidato eleito fazia parte de um esquema que contratou funcionários, às vésperas do primeiro turno das eleições, para trabalhar como “formiguinhas” (nome dado aos cabos eleitorais em Rondônia).

De acordo com o processo, os funcionários teriam recebido cada um R$ 100 para votar em um grupo de candidatos, que incluía ainda a mulher do senador, Val Ferreira, seu irmão José Antônio, que não se elegeram, e o governador eleito Ivo Cassol.

Nas eleições 2006, Expedito Júnior foi eleito com 267.728 votos, segundo o TSE. Em segundo lugar havia ficado Acir Marcos Gurgacz (PDT), que obteve 210.351. Melkisedk Donadon (PMDB) foi o terceiro mais votado, com 117.429.

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título
VIOLENCIA
Jovem não reage a assalto mesmo assim é baleado dentro de ônibus