Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Transtornos mentais são causas de afastamento do trabalho

30 Out 2010 - 08h34Por Agência Notisa
A medicina do trabalho tem como princípio básico promover a saúde nos aspectos físicos e mentais, promovendo assim qualidade de vida. No segundo dia do 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, na cidade de Fortaleza, Ceará, em um espaço reservado para a discussão desses problemas mentais, o psiquiatra e médico do trabalho do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Dúilio Camargo, explicou que a Organização Mundial do Trabalho entende que os riscos psicossociais no trabalho estão relacionados ao estresse.

“Como fatores para esse estresse, a instituição credita, entre outros, o excesso de atividades, a pressão e o tempo, os conflitos entre subordinados e superiores e ativades repetitivas”, disse o médico.

Júlio César Fontana-Rosa, professor da USP, observou que os problemas mentais são uma das principais causas de incapacidade. A artrite e artrose vêm em primeiro lugar e, em segundo, aparecem os traumatismos de pescoço e membros e as intoxicações. “Dentre os transtornos mentais, são muito comuns os transtornos de humor, o estresse pós-traumatico e a esquizofrenia”, disse.

Para Dúilio, esses problemas só podem ser verdadeiramente compreendidos se as equipes de perícia souberem quais atividades o paciente realiza e como elas podem o comprometer. E completou, “antes de investigar a doença no empregado, é preciso encontra-lá na empresa”.

Os especialistas levantaram uma outra questão. Segundo eles, embora exista um avanço em relação ao reconhecimento da psiquitria no mapa das doenças relacionadas ao trabalho, a questão ainda é tratada por outros especialistas. “Para que esses problemas sejam resolvidos, é preciso que sejam tratados por profisionais de saúde mental. O que se vê é o assunto sendo tratado por leigos”, alertou Júlio.

Dúilio explicou que o diagonóstico dos problemas mentais devem ser baseados em três aspectos: (1) ocupacionais – relacionados às doenças que a empresa possui, às funções que o paciente realiza e suas relações na empresa; (2) sociais – relacionados aos eventos da infância e adolescência (como a separação dos pais), habitação atual da pessoa, sua condição econômica etc; e (3) psíquicos – que têm haver com enfermidades anteriories do paciente e com aspectos relacionados a sua personalidade, como a ansiedade.

O psiquiatra trouxe ainda a questão de que a qualidade de vida no trabalho está ligada ao relógio biológico de cada pessoa, ou seja, se ela produz mais e se sente melhor durante o dia, à tarde ou à noite. “Existem instrumentos que medem isso. O relógio biológico funciona como um norteador para fazer o diagnóstico de transtorno psíquico. E é comum, com o avançar da idade, que as pessoas mudem, quem é matutino tende a ficar vespertino ou noturno”, explicou.

Os especialistas disseram que o tema psiquiatria e trabalho é uma discussão moderna e de grande importância. E que sua atual e constante discussão reflete os problemas verficados todos os dias no país.

“A qualidade de vida no trabalho é fundamental, sobretudo no que se refere à satisfação. Muitas pessoas trabalham para comer. Não possuem motivação pelo emprego. Seu ganho não possibilita a realização de sonhos. O que podemos esperar de um indivíduo que, em uma cidade como São Paulo, passa duas, três horas em um ônibus para ir ao trabalho?”, argumentou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS