Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Trabalhadores têm até dia 29 para sacar R$ 5,8 milhões

15 Jun 2007 - 08h00
Mais de 17 mil trabalhadores tem até o dia 29 para sacar o equivalente a pouco mais de R$ 5,8 milhões do abono salarial PIS/Pasep, referente ao calendário 2005 em Mato Grosso do Sul. Dos 130.168 trabalhadores identificados, 113.542 já sacaram o benefício no Estado. Os municípios com menor índice de procura pelo PIS são Jardim, onde só 52% procuraram o abono, Paranaíba, com 56% e Naviraí, com 59% de liberação.

No País, mais de 1,1 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep. Desde julho do ano passado, quando começou o calendário de pagamento, até 31 de maio deste ano, cerca de 10,6 milhões de abonos já foram pagos em todo o País – 8,9 milhões cadastrados no PIS e 1,7 milhão no Pasep. No total, 11,7 milhões de trabalhadores/servidores foram habilitados ao ano-base 2005.

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2001 e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2005.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego enviou uma carta para os 800 mil beneficiários que ainda não sacaram o abono informando-os sobre o pagamento e que têm endereço declarado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O objetivo da carta é somente alertar sobre o direito ao saque e o encerramento do calendário. Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade. O beneficiado pode sacar o abono em qualquer cidade do País. O trabalhador/servidor não precisa aguardar a carta para sacar o benefício.

Os beneficiários do abono são identificados pela Rais, declarada anualmente pelas empresas. Por isso, é importante que o trabalhador/servidor sempre atualize seu endereço na empresa/governo em que trabalha, pois o empregador irá informá-lo ao MTE no momento da declaração da Rais.

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago no Banco do Brasil. Todos os beneficiados estão autorizados a sacar o abono, no valor de um salário mínimo, até 29 de junho.

 

 

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS