Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 20 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Trabalhadores têm até dia 29 para sacar R$ 5,8 milhões

15 Jun 2007 - 08h00
Mais de 17 mil trabalhadores tem até o dia 29 para sacar o equivalente a pouco mais de R$ 5,8 milhões do abono salarial PIS/Pasep, referente ao calendário 2005 em Mato Grosso do Sul. Dos 130.168 trabalhadores identificados, 113.542 já sacaram o benefício no Estado. Os municípios com menor índice de procura pelo PIS são Jardim, onde só 52% procuraram o abono, Paranaíba, com 56% e Naviraí, com 59% de liberação.

No País, mais de 1,1 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep. Desde julho do ano passado, quando começou o calendário de pagamento, até 31 de maio deste ano, cerca de 10,6 milhões de abonos já foram pagos em todo o País – 8,9 milhões cadastrados no PIS e 1,7 milhão no Pasep. No total, 11,7 milhões de trabalhadores/servidores foram habilitados ao ano-base 2005.

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2001 e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2005.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego enviou uma carta para os 800 mil beneficiários que ainda não sacaram o abono informando-os sobre o pagamento e que têm endereço declarado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O objetivo da carta é somente alertar sobre o direito ao saque e o encerramento do calendário. Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade. O beneficiado pode sacar o abono em qualquer cidade do País. O trabalhador/servidor não precisa aguardar a carta para sacar o benefício.

Os beneficiários do abono são identificados pela Rais, declarada anualmente pelas empresas. Por isso, é importante que o trabalhador/servidor sempre atualize seu endereço na empresa/governo em que trabalha, pois o empregador irá informá-lo ao MTE no momento da declaração da Rais.

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago no Banco do Brasil. Todos os beneficiados estão autorizados a sacar o abono, no valor de um salário mínimo, até 29 de junho.

 

 

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)