Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 15 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Trabalhadores têm até dia 29 para sacar R$ 5,8 milhões

15 Jun 2007 - 08h00
Mais de 17 mil trabalhadores tem até o dia 29 para sacar o equivalente a pouco mais de R$ 5,8 milhões do abono salarial PIS/Pasep, referente ao calendário 2005 em Mato Grosso do Sul. Dos 130.168 trabalhadores identificados, 113.542 já sacaram o benefício no Estado. Os municípios com menor índice de procura pelo PIS são Jardim, onde só 52% procuraram o abono, Paranaíba, com 56% e Naviraí, com 59% de liberação.

No País, mais de 1,1 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep. Desde julho do ano passado, quando começou o calendário de pagamento, até 31 de maio deste ano, cerca de 10,6 milhões de abonos já foram pagos em todo o País – 8,9 milhões cadastrados no PIS e 1,7 milhão no Pasep. No total, 11,7 milhões de trabalhadores/servidores foram habilitados ao ano-base 2005.

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2001 e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2005.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego enviou uma carta para os 800 mil beneficiários que ainda não sacaram o abono informando-os sobre o pagamento e que têm endereço declarado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O objetivo da carta é somente alertar sobre o direito ao saque e o encerramento do calendário. Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade. O beneficiado pode sacar o abono em qualquer cidade do País. O trabalhador/servidor não precisa aguardar a carta para sacar o benefício.

Os beneficiários do abono são identificados pela Rais, declarada anualmente pelas empresas. Por isso, é importante que o trabalhador/servidor sempre atualize seu endereço na empresa/governo em que trabalha, pois o empregador irá informá-lo ao MTE no momento da declaração da Rais.

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago no Banco do Brasil. Todos os beneficiados estão autorizados a sacar o abono, no valor de um salário mínimo, até 29 de junho.

 

 

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada
FURIA DA NATUREZA
Enxurrada derruba casa e provoca pânico e destruição
NOVELA GLOBAL
Gabriel e Valentina viram inimigos mortais em 'O sétimo guardião'
REALITY SHOW
BBB 19 começa hoje. Na Rocinha Casa de Darnrley vira "QG" de Torcida
POSSE DE ARMAS
Bolsonaro assina nesta terça-feira decreto que facilita posse de armas
HEROINA
Professora Helley, que salvou crianças de incêndio em Janaúba, é homenageada e dá nome a rodovia
FAMOSIDADES
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
NOVA LEI
Motoristas condenados por contrabando vão perder a CNH por cinco anos
SUCATA
Jovem transforma pneus velhos em lindas caminhas para pets.
ENTRETENIMENTO
Com direito a uniforme e crachá, “cão frentista” viraliza e ganha milhares de fãs