Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 17 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Torcedores com problemas cardíacos devem redobrar cuidados na Copa

11 Jun 2010 - 05h12Por Folha Online

Segundo estudo realizado pela Universidade de Munique, na Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006, eventos esportivos aumentam o risco de problemas cardiovasculares, como insuficiência coronariana aguda e arritmia cardíaca sintomática. A pesquisa analisou uma amostra da população alemã durante os jogos do time da casa e constatou que a maior parte das emergências cardíacas registradas ocorreu em homens.

Com o início da Copa da África do Sul nesta sexta-feira (11), a Secretaria da Saúde de São Paulo listou algumas recomendações para os apaixonados por futebol acompanharem as partidas sem maiores preocupações.

Para o torcedor que tem histórico de problema cardíaco, o órgão indica que não se exalte com o juiz. "Se você perceber que está muito nervoso com o jogo, saia da sala e procure se distrair com alguma atividade relaxante", diz a nota. É preferível assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos, pois o convívio social diminui o estresse.

As pessoas que já sofreram acidentes cardiovasculares e tomam medicamentos à noite podem fazê-lo antes dos jogos, mas é recomendável conversar com um médico antes da decisão.

Outro cuidado é com a alimentação. De acordo com o órgão, comidas gordurosas, muito condimentadas e com alto teor de açúcar, além de grandes quantidade de álcool podem antecipar o fim da diversão. Intercalar um copo de água com a bebida alcoólica garante a hidratação.

O sal é um dos inimigos da pressão arterial, por isso é necessário ingerir com moderação alimentos e petiscos com alto teor. Também é indicado evitar bebidas com cafeína, que funcionam como estimulantes.

Os diabéticos devem ter cuidados especiais, como não parar de tomar as medicações prescritas, manter a alimentação a cada três horas e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em jejum.

Por fim, a secretaria incentiva o apoio ao time, o que envolve um certo esforço das cordas vocais e aconselha os torcedores a abandonarem o cigarro, para proporcionar um descanso aos pulmões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto