Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

TJ de MS já experimenta o Processo Judicial Digital

15 Ago 2007 - 05h50
Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve ontem (13), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para apresentar e instalar o sistema de Processo Judicial Digital (PROJUDI). De acordo com o Assessor de Tecnologia do CNJ, Leandro Lira, apenas uma máquina recebeu o programa para que as equipes de informática do TJMS conheçam a forma de funcionamento do programa e avaliem o seu funcionamento.

No período da manhã, o juiz titular do Juizado Especial Cível de Palmas no Tocantins, Dr. Marcelo Faccioni, apresentou o sistema para uma equipe do TJ e inclusive movimentou um processo do Juizado de Palmas, pelo sistema, aqui em Campo Grande, no Salão Pantanal. Dr. Marcelo falou das vantagens e demonstrou o funcionamento.

O TJMS já tem uma solução própria para o processo virtual. Trata-se do SAJ instalado em duas varas totalmente virtuais em Campo Grande com previsão de instalação em todos os juizados não adjuntos do Estado até março de 2008. Segundo o Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito, a questão agora é avaliar se é possível migrar para este sistema apresentado pelo CNJ. Entre as vantagens está a utilização sem custo e com código aberto para modificar, porém não é compatível com o sistema utilizado hoje em todas as comarcas.

Não há prazo estabelecido, mas a Secretaria de Informática estuda a possibilidade de implantar o sistema oficialmente em uma vara para avaliar a operacionalidade do programa.

Projudi – O Processo Judicial Digital é um sistema, desenvolvido pelo CNJ, que faz a tramitação eletrônica de processos, via web, em software livre, distribuído gratuitamente aos tribunais. A previsão do Conselho Nacional de Justiça é de que em quatro anos, no máximo, todos os novos processos judiciais tramitarão eletronicamente pela Internet.

O sistema já está em uso experimental em 10 tribunais e outros 15 devem implementar o serviço até o final do ano. Uma das grandes vantagens do processo virtual é o combate à morosidade da Justiça. Além de encurtar o tempo de tramitação para 20% ou menos, o Projudi permite grande economia de recursos.

O processo judicial digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital.
 
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS