Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de março de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Testes comprovam qualidade de combustível vendido em MS

9 Mai 2007 - 04h25

Em testes feitos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi revelado que o combustível vendido no Estado é de boa qualidade. Nesta semana, foram escolhidos 18 entre os 90 postos monitorados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) que atuam em Campo Grande. Um sorteio determinou quais seriam analisados.

 

No Estado, dos 600 postos, 120 são monitorados por mês a partir do sorteio. O combustível que é colhido na bomba vai direto para o laboratório de química da UFMS onde são feitos os testes que revelam os componentes misturados na gasolina, no álcool e no diesel.

 

São três testes diferentes e o resultado sai em menos de duas horas. Das amostras coletadas nos postos de todo Estado, apenas 1% apresenta algum tipo de irregularidade.

 

Segundo o coordenador dos testes da UFMS, Luiz Henrique Viana, os testes funcionam como uma forma de manter a qualidade do produto fornecido. “Existe uma fiscalização por parte de ANP e do Ministério Público, e isso inibe a adulteração por parte de donos de postos e distribuidoras de combustíveis”.

 

O monitoramento vem sendo feito em MS desde 2005. O resultado dos testes fica disponível na página da ANP na internet. Para o gerente de posto, Roberto Pereira Oliveira, é importante o consumidor saber o que está comprando. “Os postos que passam pelo monitoramento da ANP, onde é feita a análise e não encontram nenhum problema, o consumidor se sente livre para abastecer”, afirma.

 

Os motoristas aprovam o monitoramento. “Tem que ter esse controle para gente saber qual tipo de combustível está usando”, diz o corretor de imóveis Ricardo Almiron. Para o moto-entregador, Claudenir de Souza, o monitoramento ainda é pouco divulgado para o consumidor final.

 

Como os testes são feitos em convênio com a UFMS, os postos não são obrigados a ceder as amostras. Mas segundo Viana, são poucas as situações em que isso ocorre. Neste caso, a ANP é informada e pode mandar ao Estado fiscais que têm poder de fazer a coleta mesmo sem autorização.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

MOSTRA MONITORAMENTO
Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação
CRIME NA MADRUGADA
Mulher é brutalmente assassinada; carro foi visto deixando o local
CRIMINOSO FORAGIDO
Homem invade apartamento para roubar e estupra adolescente
FAMOSIDADES
Leonardo não foi ao casamento da filha, Jéssica, porque se irritou com o "cache" recebido pelo casal
DOENÇA TERRIVEL
Jovem com câncer terminal foge de hospital, realiza desejo de comer hambúrguer e morre
SUICIDIO
Técnica de enfermagem tira a própria vida dentro de banheiro de hospital
PACOTE PÁSCOA NO CAMPO BELO RESORT
Campo Belo Resort com pacote especial para a PÁSCOA, Confira aqui e já faça sua reserva
CORAJOSA
Mulher reage a assalto e dá surra em bandido
DESUMANIDADE
Motorista morre em acidente com caminhão e carga de frango é saqueada
LOTERIA
Loterias do final de semana podem pagar mais de R$ 23 MILHÕES