Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Termina dia 31 prazo para contestar débito na Receita

27 Jul 2007 - 09h02

Os contribuintes em débito com a Receita Federal ou inscritos na Dívida Ativa da União estão recebendo notificação do Ministério da Fazenda sobre uma compensação automática da pendência – que prevê a dedução do valor do débito do montante a que o contribuinte tem direito de receber como restituição do Imposto de Renda.

Quem tem débito e restituição a receber, e concordar com a compensação automática, tem até 31 de julho para contestar a transação.

Na prática, ao processar as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda relativas ao exercício 2007 (ano-calendário 2006) e verificar o valor a restituir e também débito do contribuinte, à Receita Federal emite notificação de compensação, que prevê quitação (total ou parcial) automática do débito com a totalidade ou parte do valor da restituição a que o contribuinte tem direito.

Segundo notificação enviada aos contribuintes, os débitos constantes junto a Receita Federal ou inscritos na Dívida Ativa serão deduzidos automaticamente do valor da restituição, sem a necessidade de o contribuinte comparecer à Receita para efetuar a transação.

No entanto, caso não concorde com a compensação, o contribuinte deve dirigir-se à Receita Federal manifestando os motivos pelos quais considera a compensação indevida, baseando a suposta "inconformidade" com documentação que comprove a liquidação dos débitos. Ainda assim, em caso de discordância quanto à compensação, a restituição do contribuinte ficará retida até que os débitos sejam quitados.

De acordo com a Receita, caso o contribuinte não se manifeste até 31 de julho, a compensação ocorrerá automaticamente para aqueles que registram dívida e também restituição. A compensação valerá ainda para saldar débitos parcelados (parcelas a vencer), mesmo daqueles contribuintes que estejam pagando o parcelamento regularmente.

Em Campo Grande, os contribuintes notificados podem procurar a unidade da Receita Federal, localizada na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 3, no Bairro Jardim Veraneio, das 8h às 13h. Os contribuintes que agendarem o atendimento via internet são atendidos no mesmo endereço até as 17h. O plantão-fax da Receita é pelo fone (67) 3326-9415.

Restituições

A Receita Federal está pagando nesta semana dois lotes residuais de restituição do Imposto de Renda 2002 e 2003. Ao todo, serão liberadas mais de 12 mil restituições que estavam retidas na malha fina.

Pagamento de restituição

Ontem, receberam restituição cerca de 2.800 contribuintes que pagaram o IR 2002 (ano-base 2001). Hoje, mais 9,4 mil serão beneficiados pelo lote do Imposto de Renda 2003 (ano-base 2002).

No total, R$ 52 milhões serão pagos. Quem aguarda a restituição já pode saber se receberá nesta leva pelo www.receita.fazenda.gov.br ou pelo 0300-7890300.

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares