Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Termina dia 31 prazo para contestar débito na Receita

27 Jul 2007 - 09h02

Os contribuintes em débito com a Receita Federal ou inscritos na Dívida Ativa da União estão recebendo notificação do Ministério da Fazenda sobre uma compensação automática da pendência – que prevê a dedução do valor do débito do montante a que o contribuinte tem direito de receber como restituição do Imposto de Renda.

Quem tem débito e restituição a receber, e concordar com a compensação automática, tem até 31 de julho para contestar a transação.

Na prática, ao processar as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda relativas ao exercício 2007 (ano-calendário 2006) e verificar o valor a restituir e também débito do contribuinte, à Receita Federal emite notificação de compensação, que prevê quitação (total ou parcial) automática do débito com a totalidade ou parte do valor da restituição a que o contribuinte tem direito.

Segundo notificação enviada aos contribuintes, os débitos constantes junto a Receita Federal ou inscritos na Dívida Ativa serão deduzidos automaticamente do valor da restituição, sem a necessidade de o contribuinte comparecer à Receita para efetuar a transação.

No entanto, caso não concorde com a compensação, o contribuinte deve dirigir-se à Receita Federal manifestando os motivos pelos quais considera a compensação indevida, baseando a suposta "inconformidade" com documentação que comprove a liquidação dos débitos. Ainda assim, em caso de discordância quanto à compensação, a restituição do contribuinte ficará retida até que os débitos sejam quitados.

De acordo com a Receita, caso o contribuinte não se manifeste até 31 de julho, a compensação ocorrerá automaticamente para aqueles que registram dívida e também restituição. A compensação valerá ainda para saldar débitos parcelados (parcelas a vencer), mesmo daqueles contribuintes que estejam pagando o parcelamento regularmente.

Em Campo Grande, os contribuintes notificados podem procurar a unidade da Receita Federal, localizada na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 3, no Bairro Jardim Veraneio, das 8h às 13h. Os contribuintes que agendarem o atendimento via internet são atendidos no mesmo endereço até as 17h. O plantão-fax da Receita é pelo fone (67) 3326-9415.

Restituições

A Receita Federal está pagando nesta semana dois lotes residuais de restituição do Imposto de Renda 2002 e 2003. Ao todo, serão liberadas mais de 12 mil restituições que estavam retidas na malha fina.

Pagamento de restituição

Ontem, receberam restituição cerca de 2.800 contribuintes que pagaram o IR 2002 (ano-base 2001). Hoje, mais 9,4 mil serão beneficiados pelo lote do Imposto de Renda 2003 (ano-base 2002).

No total, R$ 52 milhões serão pagos. Quem aguarda a restituição já pode saber se receberá nesta leva pelo www.receita.fazenda.gov.br ou pelo 0300-7890300.

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação