Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Tereré se transformará patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul

5 Ago 2010 - 12h04Por TV Morena

O tereré irá se tornar patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul, conforme deliberação do Conselho Estadual de Cultura. A bebida foi considerada a mais tradicional e popular, tornado-se típica e repassada de ‘pai para filho’. O próximo passo é que a deliberação seja aprovada pelo governador do Estado, André Puccinelli.

O registro de bem imaterial é equivalente ao tombamento de uma edificação histórica. O resultado da reunião do Conselho Estadual de Cultura, feita no dia 16 de julho, foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado. A arquiteta e analista de atividades culturais, Adriana Gardin, explica que o processo inicial foi levado pela prefeitura de Ponta Porã, para registro de bem imaterial do ‘Tereré de Ponta Porã’.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul resolveu ampliar a a iniciativa para o Tereré, sem distinção de Município. A equipe da instituição montou um dossiê, em que foi contada a história da bebida e a importância cultural para o Estado.

No texto publicado nestq quarta-feira, ainda consta a influência em relação a Ponta Porã. “(…) Seu consumo no município remonta ao passado, ao surgimento das comunidades de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero [Paraguai], que floresceram face ao ‘Ciclo da Erva-Mate’, continuando presente nos hábitos da população desta região”. E acrescenta: “(…) Tornou-se bebida típica da região, cuja tradição é passada de pai para filho, elimina as diferenças sociais, promove a interação cultural, propicia o diálogo entre os integrantes das “rodas” – que aproveita o momento para repassar as novidades”.

Em Mato Grosso do Sul, a cerâmica terena e o banho de São João já são considerados bens imateriais. Com a deliberação do conselho, o governador deve aprovar e publicar o decreto, em que institui o Tereré como bem imaterial, deliberação que deve constar no Livro de Registro das Celebrações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido