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Técnico do MEC diz que educação indígena de MS é modelo

2 Jul 2004 - 17h19
Terminou hoje, pela manhã, o 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O encontro reuniu cerca de 450 educadores que atuam nos 26 municípios que oferecem a educação escolar indígena. Além deles, participaram representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai/Brasília), das secretarias municipais de Educação, do Legislativo municipal e estadual e organizações não-governamentais.

O responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kleber Matos, destacou a participação de Mato Grosso do Sul no avanço da educação escolar indígena no País. “A velocidade, qualidade e responsabilidade com que as questões políticas têm sido administradas pela Secretaria de Educação é uma coisa rara em todo o Brasil”, declarou Kleber. Segundo o representante do ministério, Mato Grosso do Sul servirá de modelo para a conquista de novos avanços em outros estados.

Durante a cerimônia de encerramento do congresso, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrou que Mato Grosso do Sul é destaque também na participação de índios na administração da política para a educação escolar indígena. Wanderley Dias Cardoso, terena e técnico da SED foi o primeiro índio a integrar o Conselho Estadual de Educação (CEE). Ontem, ele foi nomeado o novo administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) regional.

“Ficamos muito satisfeitos porque a parceria da Funai é muito importante e o novo administrador é uma pessoa que tem vivência e compromisso com a educação escolar indígena”, disse Hélio. O secretário lembrou, ainda, a dívida histórica e social que todos têm com os povos indígenas. “Nosso trabalho tem sido a favor do resgate de uma identidade linda, que é a dos índios”, afirmou.

Hélio adiantou que no ano que vem a SED irá apoiar um novo encontro dos professores indígenas do estado. O congresso teve como resultado, entre outros aspectos, a formação de uma federação estadual dos professores indígenas, que organizará esse grupo profissional.
 
 
Agência Popular

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