Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Técnico do MEC diz que educação indígena de MS é modelo

2 Jul 2004 - 17h19
Terminou hoje, pela manhã, o 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O encontro reuniu cerca de 450 educadores que atuam nos 26 municípios que oferecem a educação escolar indígena. Além deles, participaram representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai/Brasília), das secretarias municipais de Educação, do Legislativo municipal e estadual e organizações não-governamentais.

O responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kleber Matos, destacou a participação de Mato Grosso do Sul no avanço da educação escolar indígena no País. “A velocidade, qualidade e responsabilidade com que as questões políticas têm sido administradas pela Secretaria de Educação é uma coisa rara em todo o Brasil”, declarou Kleber. Segundo o representante do ministério, Mato Grosso do Sul servirá de modelo para a conquista de novos avanços em outros estados.

Durante a cerimônia de encerramento do congresso, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrou que Mato Grosso do Sul é destaque também na participação de índios na administração da política para a educação escolar indígena. Wanderley Dias Cardoso, terena e técnico da SED foi o primeiro índio a integrar o Conselho Estadual de Educação (CEE). Ontem, ele foi nomeado o novo administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) regional.

“Ficamos muito satisfeitos porque a parceria da Funai é muito importante e o novo administrador é uma pessoa que tem vivência e compromisso com a educação escolar indígena”, disse Hélio. O secretário lembrou, ainda, a dívida histórica e social que todos têm com os povos indígenas. “Nosso trabalho tem sido a favor do resgate de uma identidade linda, que é a dos índios”, afirmou.

Hélio adiantou que no ano que vem a SED irá apoiar um novo encontro dos professores indígenas do estado. O congresso teve como resultado, entre outros aspectos, a formação de uma federação estadual dos professores indígenas, que organizará esse grupo profissional.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso
ATENTADO
Saiba quem é a mulher que empurrou padre Marcelo Rossi do palco
ASSALTANTES
Agricultor reage e mata dois ladrões que tentavam assaltar propriedade
ARREPENDEU
Ladrão devolve roupas e pede desculpas em bilhete: “Estava desesperado, não sou disso”
100 SAQUE
Governo quer que funcionário demitido não possa sacar FGTS
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz ouve Josiane e Régis transando em 'A dona do pedaço'
SE DEU MAL
Ladrão tenta assaltar caminhoneiro arma de brinquedo e morre ao levar três tiros de verdade
COPA DO BRASIL
Athletico-PR elimina Flamengo nos pênaltis e garante vaga na semi da Copa do Brasil
COPA DO BRASIL
Com polêmica e expulsão, Internacional avança para a semifinal ao eliminar o Palmeiras