Menu
SADER_FULL
segunda, 20 de janeiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER BET
Brasil

Técnico do MEC diz que educação indígena de MS é modelo

2 Jul 2004 - 17h19
Terminou hoje, pela manhã, o 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O encontro reuniu cerca de 450 educadores que atuam nos 26 municípios que oferecem a educação escolar indígena. Além deles, participaram representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai/Brasília), das secretarias municipais de Educação, do Legislativo municipal e estadual e organizações não-governamentais.

O responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kleber Matos, destacou a participação de Mato Grosso do Sul no avanço da educação escolar indígena no País. “A velocidade, qualidade e responsabilidade com que as questões políticas têm sido administradas pela Secretaria de Educação é uma coisa rara em todo o Brasil”, declarou Kleber. Segundo o representante do ministério, Mato Grosso do Sul servirá de modelo para a conquista de novos avanços em outros estados.

Durante a cerimônia de encerramento do congresso, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrou que Mato Grosso do Sul é destaque também na participação de índios na administração da política para a educação escolar indígena. Wanderley Dias Cardoso, terena e técnico da SED foi o primeiro índio a integrar o Conselho Estadual de Educação (CEE). Ontem, ele foi nomeado o novo administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) regional.

“Ficamos muito satisfeitos porque a parceria da Funai é muito importante e o novo administrador é uma pessoa que tem vivência e compromisso com a educação escolar indígena”, disse Hélio. O secretário lembrou, ainda, a dívida histórica e social que todos têm com os povos indígenas. “Nosso trabalho tem sido a favor do resgate de uma identidade linda, que é a dos índios”, afirmou.

Hélio adiantou que no ano que vem a SED irá apoiar um novo encontro dos professores indígenas do estado. O congresso teve como resultado, entre outros aspectos, a formação de uma federação estadual dos professores indígenas, que organizará esse grupo profissional.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Youtuber e peão de rodeio morrem após carro bater em carreta com toras
REALITY SHOW 2020
'BBB 20': conheça os participantes do programa; lista tem famosos da internet
FUJA DO PREJUIZO
Saiba como renegociar planos de celular, TV a cabo e internet
NOVA ANDRADINA - TURISMO
Ciclistas de Nova Andradina pedalam mais de 750 km para chegar ao litoral catarinense
FÉRIAS DOS FAMOSOS
De biquíni, filha de Glória Pires ostenta corpão em férias
CAMPO BELO RESORT - PACOTE ESQUENTA
Esquenta de Carnaval é no Campo Belo Resort, confira o pacote e faça sua reserva
CANCELAMENTO DE BOLSA FAMILIA EM 2019
Governo federal cancelou 1,3 milhão de benefícios do Bolsa Família em 2019 por irregularidades
CELULAR
Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos
A CASA CAIU
Mulher acha que marido morreu, busca detetive e descobre traição: 'Agora é ex'
LUTO - IASD
Morre primeiro líder máster de desbravadores investido no Brasil