Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 18 de abril de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

TCU deverá investigar projeto de irrigação em Itaporã

2 Jun 2007 - 09h46
 

O TCU (Tribunal de Contas da União) deverá investigar a aplicação dos recursos públicos federais repassados ao Mato Grosso do Sul para o projeto de irrigação da Gleba Santa Terezinha, no município de Itaporã.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou o relatório prévio do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) - que pede a investigação do TCU - à PFC 53/04 (Proposta de Fiscalização e Controle).

Uma PFC, apresentada pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS), sugere que a comissão fiscalize se houve irregularidade na destinação das verbas.

Segundo o deputado federal do PPS de Mato Grosso do Sul, o projeto teve início em 1997 e a sua conclusão foi anunciada pelo governo estadual para o fim de 2001, mas a irrigação nunca funcionou. "Temos no Mato Grosso do Sul um dos maiores elefantes brancos do País alimentado pela incompetência do governo do estado, que nunca deu efetividade ao projeto de irrigação - que hoje, com suas dimensões colossais, não passa de um mórbido sistema de sombra na terra", afirmou Geraldo Resende, na justificativa da PFC.

Culturas nobres

O deputado sul-mato-grossense disse que o projeto é composto por cinco sistemas de irrigação, além da drenagem da várzea, em uma área de 2,2 mil hectares, do total de 3,04 mil hectares da gleba.

Segundo Resende, o projeto, que consumiu mais de R$ 20 milhões, tinha o objetivo de permitir o plantio de culturas consideradas nobres, como videiras, nectarinas, pessegueiros e pereiras. Estimava-se, com sua conclusão, a geração de cerca de 3 mil empregos, diretos e indiretos.

"O projeto de irrigação simplesmente não funciona, revelando-se, portanto, um desperdício de dinheiro público. É inegável a conveniência da implementação da proposta de fiscalização e controle", afirmou o relator, ao destacar que a investigação terá melhor eficácia se for executada com o auxílio do TCU.

Antes de iniciar a investigação, o tribunal deverá analisar a juridicidade do pedido. Caso seja admitida, será instaurado um processo. O relatório final de Pedro Fernandes para a PFC 53/04 será concluído depois das investigações do TCU.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE NA ESCOLA
Criança de 7 anos tem ferimentos graves após trave de futebol cair em sua cabeça em escola
ESTUPRO
Grávida de 20 anos foi estuprada ao pegar carona. Tarado filmou a ação
ACERTO DE CONTAS
Homem é morto a facadas e tem cadeado colocado na boca
POLEMICA
Funcionária de creche chamada de 'vadia' em faixa exposta em praça de MG recebe apoio
NOVA VACINA
Ministério da Saúde oferecerá nova vacina contra meningite
BONITO - MS - DICAS AGÊNCIA ECO TOUR
Conheça 10 motivos para passar suas férias em Bonito MS!
VIOLENCIA DOMESTICA
Ex-paquita acusa marido de agressão e faz desabafo na web
COPA DO BRASIL
Melhores momentos da vitória de 2x0 do Santos sobre o Vasco
E AÍ VAMOS TRABALHAR?
Como o trabalho freelancer pode mudar a sua vida
CUIDADOS COM A SAUDE
Uma fatia de bacon por dia é suficiente para ‘aumentar risco de câncer’