Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Talões de cheques terão mudanças em 2005

17 Dez 2004 - 09h00
Os talões de cheque deverão trazer, a partir de maio de 2005, a inscrição "Cliente do Sistema Financeiro desde" no lugar do tradicional "Cliente desde". A medida anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) pretende aumentar a concorrência porque o formato anterior estaria inibindo a troca de bancos pelos clientes.

O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, disse que as lojas comerciais adotaram a prática de recusar cheques de clientes com, por exemplo, menos de seis meses de movimentação numa instituição financeira. Com a mudança, o BC pretende estimular a troca de cadastros entre os bancos, pois será obrigatório checar há quanto tempo uma determinada pessoa tem conta bancária.

O CMN também anunciou a manutenção da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 9,75% ao ano, a ser utilizada no primeiro trimestre de 2005. Segundo Darcy, a decisão foi tomada levando em conta a piora da expectitiva de inflação desde setembro passado. A TJLP é composta pela soma da inflação projetada para os próximos 12 meses e o risco Brasil. No cálculo da taxa, o CMN elevou o valor da inflação de 5,25% para 5,5%. O valor da taxa de risco-país caiu de 4,5% para 4,25%. O diretor do BC lembrou que uma queda da TJLP depende da melhora na expectativa de inflação.

Outra decisão do CMN foi o estabelecimento de prazos para que três fundos de pensão ajustem suas aplicações à legislação do setor. A Funcef (dos funcionários da Caixa Econômica) terá até 2008 para reduzir um investimento de R$ 316 milhões no empreendimento Torre Norte, em São Paulo, e para vender integralmente R$ 163 milhões em terrenos. O Fapa da Emater do Paraná foi autorizado a esperar o fim de um contrato de 2017 e assim receber inteiramente os recursos usados na construção de um campus da universidade Unibrasil.

Já a Brasilcap Capitalização, subsidiária do Banco do Brasil, terá até 2010 para vender sua ações nas empresas controlaloras das empresas Guaraniana (energia em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte) e Tele Norte Leste (Telemar). São ações que compõem o bloco de controle destas companhias e são negociados fora da bolsa de valores. Para regras das seguradoras, elas não podem ter ações de empresas fora da bolsa.
 
Globo Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis