Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 18 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

SUS deve atrasar incorporação do hospital à UFGD

14 Ago 2007 - 08h06
A transferência dos atendimentos do SUS (Serviço Único de Saúde) em Dourados para o HU (Hospital Universitário) deverá atrasar o processo de incorporação do hospital a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo reitor da universidade, Damião Duque de Farias.

Conforme ele, o fato de o hospital passar a concentrar os atendimentos da saúde pública no município, a partir de novembro, obriga a comissão formada por membros da UFGD, HU e Fundação Osvaldo Cruz, do Rio de Janeiro, a alterar vários termos do projeto de incorporação que está praticamente pronto e que seria entregue aos ministérios de Saúde e Educação no final deste mês.

O reitor disse que as principais mudanças no projeto estão relacionadas a questões orçamentárias, já que a nova demanda de atendimentos no HU resultará automaticamente no aumento dos custos e na necessidade de contratar novos funcionários. “Estamos marcando uma reunião com a prefeitura e a direção do HU para discutir essa situação. Serão necessárias adaptações ao modelo de gerenciamento previsto no projeto e isto torna deverá atrasar a entrega da proposta de incorporação, que seria feita no final do mês”, comentou.

A expectativa inicial era de que, após aprovação dos ministérios da Saúde e Educação, o projeto de incorporação do HU a UFGD fosse encaminhado ainda em setembro para o Congresso Federal, aonde terá que ir a votação nas duas Casas (Senado e Câmara dos Deputados).

A idéia da direção da UFGD era que a incorporação fosse iniciada no início de 2008, fato que dificilmente vai acontecer, haja vista que não há nem previsão de uma nova data para a entrega do projeto de incorporação ao governo federal. “Vamos ter que adaptar o projeto a essas mudanças o mais rápido possível para que a proposta seja entregue ao governo federal e possa começar a tramitar no Congresso”.

SAMU

O prefeito Laerte Tetila (PT) anunciou nesta segunda em Campo Grande, que até novembro, data prevista para a transferência do atendimento SUS do HE (Hospital Evangélico) para o HU, as equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já estarão atendendo em Dourados.

A estruturação do atendimento de urgência é uma das principais necessidades para que o SUS possa ser concentrado no HU, já que o hospital fica localizado a pelo menos sete quilômetros do centro da cidade.
 
 
 
Diário MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares