Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Soldados participam de treinamento sobre empreendedorismo

14 Mar 2007 - 13h27

Trezentos e quinze soldados do Exército estão participando da terceira etapa do Projeto Soldado Cidadão, através do treinamento ‘Orientação para o Empreendedorismo’. O treinamento iniciou hoje e segue até amanhã, dia 15, sendo uma realização do Sebrae em Mato Grosso do Sul.

Esta etapa acontece nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Jardim, Nioaque, Coxim e Amambaí. “A proposta do Projeto é preparar esses soldados que passaram um longo tempo nas Forças Armadas, para que após a baixa eles tenham uma profissão, ou mesmo, condições de abrir e gerenciar seu próprio negócio”, explica a coordenadora do Projeto Soldado Cidadão em Mato Grosso do Sul, Edy Ponzini.

O treinamento ‘Orientação para o Empreendedorismo’ tem carga horária de 16 horas e conta na programação, noções de empreendedorismo, mercado e finanças. “Queremos conscientizá-los através do treinamento, preparando-os para entrar no mundo do trabalho civil, após ter completado o tempo de serviço no Exército. A importância e a oportunidade de conhecer os conceitos sobre empreender, sobre o mercado e administração financeira serão fundamentais para novos e futuros negócios”, comenta Edy.

Projeto

No ano de 2004, o Governo Federal criou o Programa Soldado Cidadão, que beneficia cerca de 30 mil soldados por ano, através de acesso a cursos de capacitação e formação profissional. O objetivo é oferecer aos militares a oportunidade de freqüentar um curso profissionalizante, criando melhores condições de competir no mercado de trabalho.

No Estado de Mato Grosso do Sul, foram capacitados nestes três anos do programa, cerca de 3.000 soldados; em 2006, foram 535, de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Jardim, Coxim, Três Lagoas, Amambaí, Bela Vista e Nioaque.

Participam do projeto o Ministério da Defesa, através da Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), além do Ministério do Trabalho e Emprego e as Entidades do Sistema “S”, entre elas, o Sebrae.

Uma das ações de peso é a disseminação e estímulo à cultura empreendedora entre os jovens, oferecido pelo Sebrae – sendo a última etapa do programa. Nas demais etapas do programa, os soldados participam de cursos profissionalizantes, direcionados para a área de atuação, como o de Técnicas Básicas de Cozinha, oferecido pelo Senac, e o de Cabista (instalação de rede de telefone) e Eletricista Predial, ministrados pelo Senai.

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS