Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 16 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Site da Democracia Socialista foi lançado em Dourados

5 Jul 2004 - 13h25

O Partido dos Trabalhadores (PT), reuniu a noite do último sábado a sua militância na Festa Vermelha realizada na sede da AABB numa demonstração de unidade partidária visando às eleições municipais deste ano.

Durante a festa que contou com a participação do deputado federal João Grandão, de secretários municipais, vereadores do partido e lideranças sindicais e comunitárias não apenas de Dourados como de vários municípios da região, foi feito o lançamento oficial do site da Democracia Socialista (DS), uma das tendências internas do PT.

Segundo Ênio Ribeiro de Oliveira, coordenador Estadual da DS, a festa Vermelha mostrou que a militância está mais que unida para ter participação decisiva nas eleições municipais para a escolha do novo prefeito e vereadores. Ribeiro disse que a criação do site da DS no endereço www.dsms.com.br  representa mais uma vitória da tendência que está crescendo com representantes em vários municípios do Mato Grosso do Sul. O maior expoente da DS no Mato Grosso do Sul é o deputado federal João Grandão, que está no segundo mandato na Câmara Federal.

No site da DS os internautas vão encontrar notícias e artigos sobre a tendência, além da agenda de reuniões e eventos e a inda a história da Democracia Socialista no Estado e no país.

HISTÓRIA

Segundo Enio Ribeiro o embrião da tendência Democracia Socialista (DS) no estado de Mato Grosso do Sul foi o Núcleo de Dinamização Partidária da região da Cabeceira Alegre, localizada no município de Dourados.
      Este núcleo foi fundado em 1988 por companheiros, em sua maioria, petistas de convicções marxista-leninistas, alguns deles egressos do ex-Partido Comunista Brasileiro (PCB). Durante a década de 1990, o Núcleo Chico Mendes, notabilizou-se por desenvolver esforços para que o PT em Dourados tivesse uma identidade conforme o pensado pelos marxistas. Por isso fomos rotulados pelos demais militantes do Pt de “os xiitas petistas da Cabeceira Alegre”.
      Em 1999, o Núcleo Chico Mendes, então bastante numeroso dividiu-se dando origem a vários núcleos, os quais não romperam o cordão umbilical com este. A militância destes companheiros por mais de dez anos, conferiu ao Núcleo Chico Mendes uma identidade dentro do PT. Restava saber com qual tendência esta identidade era maior.
      A eleição do companheiro João Grandão para deputado federal em 1998, integrante do Núcleo Chico Mendes ajudou muito neste intercâmbio com os camaradas da Democracia Socialista.
      O deputado federal Rosinha, Raul Pont, Caio Galvão, Joaquim Soriano, Tarcísio Zimmermann, Heloisa Helena, entre outros estiveram em Dourados falando sobre a Democracia Socialista. Este processo de discussão que ocorreu a partir do final de 2000 e se prolongou durante todo o ano de 2001 (ano em que o Processo de Eleições Diretas do PT acontece pela primeira vez em sua história), contribuiu em muito para nos definirmos pela Democracia Socialista.
      Em 2002 foi criada oficialmente a Democracia Socialista tendo como integrantes companheiros dos municípios de Dourados e Ponta Porá. Hoje a DS tem coordenação municipal em Ivinhema, Fátima do sul, Vicentina, Glória de Dourados, Dourados, Campo Grande, Angélica, Ponta Porá, Corumbá e Rio Brilhante. O processo de estadualização da tendência está bastante acelerado. A cada dia cresce o número de companheiros do interior do Estado que querem saber mais sobre a DS.
      Nos embates internos no Estado temos nos colocados sempre à esquerda, todavia, tendo o cuidado, como é prática da tendência em todo o Brasil, de não tornar de conhecimento público os problemas e as nossas diferenças com o PT e os nossos governos. Este fato associado com o desempenho extraordinário do companheiro João Grandão como deputado federal considerado várias vezes como o mais atuante do MS, tem feito com que a tendência seja uma referência em Mato Grosso do Sul. Colaborou Nicanor Coelho.

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo