Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Sistema penitenciário realiza exame do Enem no domingo

24 Ago 2007 - 15h43
Pelo segundo ano o sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul realiza, nas extensões de ensino da Escola Pólo “Regina Lúcia Anffe Nunes Betine”, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo (26) às 12h, com a participação de 100 inscritos, sendo 36 da capital e 64 do interior, atingindo 16 estabelecimentos penais de regime fechado.

        Apesar de ter uma população carcerária de baixa escolaridade, com apenas 13% que possuem o ensino médio incompleto e/ou completo, houve até agora um aumento de 40% na procura de reeducandos para participar do exame em relação a 2006. O dado é considerado bastante positivo para a avaliação do sistema penitenciário porque reflete o interesse dos concluintes do ensino médio em avaliar suas competências e habilidades.

        O exame será coordenado pela Escola Estadual Pólo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine e as provas serão aplicadas pelos docentes, com o apoio dos técnicos penitenciários de cada unidade penal.  São eles que também vão  operacionalizar as medidas de segurança para viabilizar a movimentação e acesso do apenado às salas de aula.

        Como parceira da educação nas prisões, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) vem fomentando e impulsionando este projeto pedagógico.  Ao investir na escolarização básica do reeducando, é possível contribuir para um retorno à sociedade com maior atenção ao mercado de trabalho, possibilitando assim chances reais de sucesso.

        Para o diretor-presidente da Agepen, Hilton Villasanti Romero, ações como estas são de extrema necessidade para que os reeducandos e reeducandas trilhem um caminho diferente daquele que seguiram no passado. “Parcerias e projetos que trazem melhorias para o sistema prisional serão sempre valorizados na instituição”, salienta.  Villasanti disse ainda que, com o apoio do governador André Puccinelli e do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, espera fazer da Agepen um modelo de instituição para outros Estados, principalmente no que tange ao respeito e dignidade dos internos.

 

 

Notícias.ms

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares