Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sistema bancário brasileiro chega a 91 milhões de registros

25 Abr 2007 - 04h12
 A CIP, Câmara Interbancária de Pagamentos, divulgou nesta semana o balanço das atividades do SPB, o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Criado como um monitor para a saúde do sistema financeiro nacional, o SPB previne fraudes e quebras de bancos.

A câmera é parte importante deste processo pois é ela que registra as operações. Nesta semana a CIP divulgou que já garantiu a realização, nos bancos brasileiros, de 91,5 milhões de Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs).

A TED é o mecanismo que permite que as transferências de recursos de um banco para o outro de valores acima de R$ 5 mil sejam realizadas instantaneamente - mesmo que, por exemplo, o titular de uma conta no banco A esteja transferindo recursos de Porto Alegre (RS) para uma conta num banco B em Macapá (AP).

Só para efeito de comparação, mesmo em países como os EUA uma tranferência desta natureza pode demorar até quatro dias corridos.

Evolução

Os últimos números mostram que, em março, foram realizadas 189 mil TEDs. E o recorde histórico foi registrado dia 15 de dezembro de 2006, quando 256 mil transações foram realizadas, correspondentes a uma movimentação de R$ 20,1 bilhões.

“O sistema de pagamentos brasileiro está entre os mais avançados do mundo”, afirma Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, novo presidente do Conselho de Administração da CIP. O executivo é diretor setorial de Tecnologia da Febraban e vice-presidente do Banco Real.

Sobre o SPB

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que entrou em vigor em abril de 2002, trouxe uma substancial redução no chamado “risco sistêmico” - o risco de que um banco não tenha recursos para honrar suas dívidas com outro banco que, por sua vez, também fique “na mão”, sem ter como pagar seus compromissos, num efeito-dominó.

Antes do novo modelo, o Banco Central, para evitar que esse efeito cascata culminasse num colapso do sistema financeiro, era obrigado a entrar em cena, garantindo o pagamento dos passivos da instituição que não tivesse como honrar seus compromissos.

No que diz respeito à tecnologia, a principal novidade foi o desenvolvimento do Sistema de Transferências de Reservas (STR), um mecanismo de comunicação por meio de mensagens criptográficas, cujo objetivo é assegurar, de forma rápida e segura, a transferência de recursos entre as contas dos bancos nas contas reservas no Banco Central (BC) e as contas das clearings nas contas de liquidação, também no BC.

“O SPB representou a modernização dos sistemas de pagamento no Brasil. Foi o principal motivo da melhora como um todo do sistema financeiro e reduziu drasticamente os riscos sistêmicos, ajudando a criar condições para a inserção do país no atual sistema globalizado”, observa Corrêa da Fonseca. Um dos planos da Câmara para 2007 será a implantação de um serviço para concentrar transações oriundas de celulares.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão