Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sete secretarias do governo de Zeca do PT sob suspeita

20 Jul 2007 - 10h33
Auditorias realizadas a pedido do governo do Estado apontaram suspeitas de irregularidade em pelo menos sete das 15 secretarias do Zeca do PT. Os atos ilícitos teriam ocorrido diretamente nas secretarias ou em órgãos ligados a alguma pasta.

A informação foi anunciada ontem pelo procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco, durante a entrega, à Procuradoria-Geral de Justiça, do relatório de 11 auditorias. O procurador e o governador André Puccinelli (PMDB) estiveram reunidos por 40 minutos com a procuradora-geral de Justiça Irma Vieira de Santana e Anzoategui, a quem entregaram os documentos.

Foram confirmadas irregularidades na Loteria Estadual de Mato Grosso do Sul (Lotesul); na Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab); na Empresa de Saneamento (Sanesul); no Banco do Povo; na Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa (Fertel), na Secretaria de Administração, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur); na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/Idaterra) e na Agência Estadual de Imprensa Oficial (Agiosul). O maior número de ilegalidades teria sido verificado na Secretaria de Estado de Administração.

Entre os supostos atos ilícitos anunciados destacam-se o sumiço de veículos do Idaterra, o desvio de funções e o abandono de equipamentos. Diante das constatações, foram abertas sindicâncias e inquéritos administrativos. "Creio que já tenha sido afastado algum servidor", disse o governador, que esteve com Coldibelli na sede do Ministério Público Estadual. Já o procurador-geral do Estado esquivou-se da resposta.

"Esse desdobramento teremos que ver em cada pasta porque são vários procedimentos que estão sendo adotados, então não tenho condição de dizer se houve afastamento de servidor", justificou.

Tanto André quanto Coldibelli reafirmaram, por várias vezes, que existem irregularidades relacionadas ao setor pessoal e patrimonial. "Em valores nominais, em valores pecuniários não saberia especificar, mas que há irregularidades que trouxeram algum prejuízo, há", afirmou o governador.

A gravidade dos atos ilícitos e o nome dos envolvidos também não foram revelados. Segundo Coldibelli, os relatórios não citam nomes. Sobre o possível envolvimento de Zeca nas irregularidades, André limitou-se a dizer que "os servidores, se forem culpados, dirão se a ordem direta foi do seu superior, se foi do superior-mor, ou de quem seja".

Questionado se havia desvio de dinheiro no Banco do Povo, André respondeu: "banco mexe com o quê?". Conforme o governador, foram investigados todos os órgãos e secretarias do Governo anterior.

O prazo inicial para a Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul se pronunciar em relação às 11 auditorias do Governo de José Orcírio é de 90 dias. O período pode ser prorrogado.

O material será analisado pela Promotoria do Patrimônio Público, composta por três profissionais, entre eles, Candy Hiroki Cruz Marques Moreira. Ela revelou que uma série de ações estão em andamento envolvendo o governo de Zeca. "Tem inúmeras, tem da Secretaria de Educação sobre contratação, tem tantas.... quando for concluído, vocês saberão", afirmou.

 

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS