Menu
SADER_FULL
sábado, 22 de setembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Serra diz que agricultura é “galinha dos ovos de ouro”

1 Jul 2010 - 14h25Por Agência Brasil
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, disse hoje (1º) que a agropecuária tem sido a “galinha dos ovos de ouro” da economia brasileira. Ele ressaltou que o setor conseguiu triplicar a produção nos últimos 40 anos e atender aos estímulos de consumo da população.

“A agricultura tem realizado um gigantesco processo de redistribuição dos ganhos de produtividade, diminuindo os custos ao consumidor. Somos o primeiro país [do mundo] com uma grande agricultura tropical desenvolvida”, afirmou Serra durante evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Serra disse que um dos maiores problemas da agropecuária nacional é a falta de seguro rural para a maior parte da produção, além dos preços dos alimentos que não remuneram adequadamente os produtores. O pré-candidato garantiu que resolver essas questões estão entre as prioridades de seu programa de governo.

Além disso, o tucano prometeu mais investimentos em tecnologias para o setor e destacou a necessidade de se criar dois tipos de produtos: o defensivo agrícola genérico e o transgênico verde-amarelo. “O comércio está oligopolizado no mercado mundial”, afirmou. Segundo Serra, a política externa comercial brasileira deve ser mais agressiva nessa área.

Sobre produção sustentável, Serra defendeu o pagamento por serviços ambientais. “Não vai dar pra enfrentar a questão ambiental no Brasil sem alguém pagar. Quem tem que pagar? Quem polui”, afirmou. Segundo ele, é preciso produzir uma política de incentivo à preservação.

Quanto às classes de produtores, Serra disse estar mais preocupado com os médios, que acabaram se tornando uma minoria desprotegida. “Minha aflição maior hoje é com a média propriedade. Tem um ministério para os grandes, outro para os pequenos, e os médios ficam sem. O mínimo que teria que ter aí é uma harmonia”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMBOSCADA
Homem é assassinado na frente do filho de seis anos
FAMOSIDADES
Xuxa rompe silêncio sobre Marlene Mattos e traições de Pelé: ‘Me fez coisas muito feias’
ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH