Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Senar/MS quer trazer congresso nacional do leite para Campo GrandeR

18 Set 2010 - 05h14Por Fátima News com assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) participa na próxima semana do IV Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, que acontece em Florianópois (SC). Mais do que representar o setor leiteiro do Estado no evento, que se realiza de 22 a 24 de setembro, a participação do Senar visa trazer a quinta edição do encontro para Campo Grande, em 2012.

O congresso é o maior evento nacional para discussão da qualidade do leite e sua realização no Estado tem o propósito principal de desenvolver o setor, mudando o perfil do produtor, que atualmente é sustentado pela agricultura familiar. “MS chegou a representar 3% da produção nacional de leite na década de 1990. A realização do evento em Campo Grande tem o propósito de alavancar a produção e, consequentemente, toda a cadeia produtiva que ele pode gerar”, enfatiza o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Para o evento de Florianópolis, o Senar ocupara um estande com imagens da produção de leite e vai oferecer degustação de caldo de piranha e produtos lácteos fabricados no Estado, tais como doce de leite e queijos, além de artesanato local.  

Como argumentos para trazer o evento para a Capital, o Senar preparou material destinado aos membros do Conselho Brasileiro da Qualidade do Leite, do qual faz parte, enfatizando a infra-estrutura de Campo Grande para a realização de eventos tais como espaços para convenções, rede hoteleira e de restaurantes, ligação rodoviária com grandes capitais, aeroporto internacional com malha aérea regular, consulados, divisa com cinco estados e dois países e proximidade com o Sudeste do País.

A expectativa é que a produção leiteira de MS este ano chegue a 406,2 milhões de litros de leite, o que significa um crescimento de 20% em relação a 2000, quando a produção chegou a 346,2 milhões de litros. O Estado abriga 2,4% do rebanho de vacas ordenhadas do País, segundo dados do IBGE de 2008, e vende sua produção para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Para estimular o crescimento do setor foi formalizada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, entidade que reúne os elos que vão do produtor até a indústria.

A candidatura do Senar/MS para o evento em Campo Grande tem apoio integral do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Câmara Setorial do Leite, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda