Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 21 de agosto de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Senado aprova proposta que muda reeleições em entidades esportivas

3 Set 2013 - 17h13Por Uol

O Senado Federal acabou de aprovar proposta que vai de encontro aos interesses dos cartolas brasileiros.

A matéria altera a Lei Pelé e fixa regras de reeleição e de duração dos mandatos dos dirigentes de entidades esportivas.

O parecer favorável da relatora Lídice da Mata (PSB-BA) foi aprovado no final da manhã de hoje por unanimidade pelos senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e ficará na mesa diretora por cinco dias aguardando recursos.

É nesse momento, em geral, que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) costumam agir.

De acordo com o secretário da CE, Júlio Linhares, vários projetos sobre o mesmo tema tramitaram naquela Casa, mas nunca chegaram a ser aprovados em caráter terminativo. “Foi histórico”, disse.

Desavisados sobre a tramitação do Projeto de Lei 253/12, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), os lobistas que trabalham em favor dos interesses nada republicanos das entidades esportivas no Congresso Nacional tomaram “bola nas costas”.

Ironicamente, justo na semana em que a seleção canarinho está na capital federal para disputar o amistoso contra a Austrália, no próximo sábado, no Mané Garrincha.

Sob o comando do assessor legislativo da CBF, Vandenberg Machado, a bancada da bola deverá se articular o mais rápido possível para tentar reverter o placar desfavorável.

Depois de atender o prazo de recursos no Senado, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados onde será analisada, primeiro, pela Comissão de Turismo e Desporto e em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

ATUALIZAÇÃO ÀS 16h50: Os Atletas pela Cidadania também acabam de obter outra vitória histórica.

Conseguiram driblar a vigilância da CBF e do COB e aprovaram na Medida Provisória 620 o fim das reeleições, a gestão profissional, a participação democrática dos atletas nas eleições e a exigência de transparência na gestão esportiva.

As MPs fiscalizadas pela CBF e pelo COB eram as de números 615 e 621, mas os Atletas pela Cidadania, em articulação feita por Rai até junto ao ministério do Esporte, obtiveram o apoio do governo na MP 620.

Agora, para derrubar a emenda, os cartolas terão de pedir destaque na votação, com o que se saberá quem são os parlamentares contrários à democracia e limpeza no esporte nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 VERBAS
Emissão de CPF e restituição do IR podem ser suspensas pela Receita
100 PENA
'Não tem que ter pena', diz Jair Bolsonaro sobre uso de atirador de elite após sequestro de ônibus
ACIDENTE TRÁGICO
Morte de três profissionais em acidente comove a cidade
100 TETO
Na busca por emprego, homem 'mora' em abrigo de papelão
PÂNICO NO ÔNIBUS
Atirador de Elite mata homem que fez reféns em ônibus
AGORA DEU MEDO
Velório é interrompido após morto 'apertar' mão da esposa
TRAGEDIA NA RODOVIA
Três pessoas morrem em acidente envolvendo carro e caminhão na BR-277
FATALIDADE
Jovem mulher morre ao levar choque usando o secador de cabelos
ABSURDO - BRASIL
Mulher mata o marido a facadas e leva pênis para a amante dentro de um copo
MORTE E COMOÇÃO
Jovem caminhoneira morre em acidente e comove colegas de toda a região