Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seminário ensina produção agroecológica de hortaliças

20 Jun 2007 - 13h38
No dia 22 de junho, acontece em Sidrolândia o Seminário sobre Sistemas de Produção de Hortaliças do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável. No evento, serão repassadas informações sobre o sistema agroecológico de produção de hortaliças e serão realizadas visitas nas propriedades com o sistema em processo de instalação.
 
O seminário é voltado aos produtores rurais de Miranda, Nioaque e Sidrolândia pertencentes ao programa Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável – UFPAS. O programa tem como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica dos assentamentos rurais e utiliza como tecnologia o sistema de produção do projeto PAIS.
 
Noventa famílias devem participar do Seminário, que será ministrado pelos palestrantes Marcos Antonio Mariani e Anderson de Souza Almeida. A proposta é apresentar aos produtores a opção de produzir hortaliças de forma agroecológica e sustentável. 
 
O Seminário acontece das 8 às 16 horas, na sede do assentamento do km 388 da Rodovia Campo Grande – Sidrolândia. Estão envolvidos no evento as Prefeituras Municipais de Miranda, Nioaque e Sidrolândia e o Sebrae em Mato Grosso do Sul.
 
Projeto PAIS – O PAIS é um sistema de produção de baixo custo, sem o uso de agrotóxicos, ideal para tornar a atividade produtiva viável e facilmente absorvida pelo agricultor familiar. De acordo com o gestor do programa em Mato Grosso do Sul, Aroldo de Almeida Silva, “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, gera emprego e renda, favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades, e ainda colabora para a preservação do meio ambiente”.
 
Com uma engenharia simples, o sistema de produção, construído em forma circular, é composto por uma horta, um quintal agroflorestal e uma criação de aves caipiras no centro. “Quando esses pilares estão interligados no manejo, as famílias conseguem uma produção diversificada a custo menor”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Aly Ndiaye. 
 
A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento, e a adubagem através do escoamento do esterco pelo galinheiro. O quintal é uma área complementar, destinada à produção de frutas, grãos e outras culturas, com o objetivo de auxiliar na alimentação da família e dos animais do assentamento. Para um grupo de cinco pessoas é necessário um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
 
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS