Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seminário de Glória discutiu sobre bacia hidrográfica do Ivinhema

22 Set 2010 - 14h45Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados discutiu durante o transcorrer do 1º Seminário Municipal transcorrido no dia 21, das 8h30 às 17h, no auditório da Uems local, o projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema (AMBI). O seminário, promoção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), em parceria com a Prefeitura de Glória através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), Divisão Municipal de Meio Ambiente (DIMA) e apoio da Petrobrás Ambiental, UFGD, UEMS, Embrapa/CPAO, ITAIPU-Binacional, IBAMA, APA, ADT-GD e APOMS. O seminário, que contou com presenças de professores, diretores de escolas, alunos, autoridades constituídas entre outros, discutiu os problemas cruciais, principalmente aqueles que envolvem águas e matas.
 O prefeito Arceno Athas Júnior abriu o seminário destacando, “para o nosso município, bem como para a região da Grande Dourados é de extrema importância seminários com este objetivo. Nós estamos prestando nossa contribuição em nosso município, procurando sempre realizar um trabalho condizente com as reais necessidades que requer o meio ambiente, tanto que, criamos uma Divisão Municipal de Meio Ambiente para cuidar especificamente desse assunto”, disse Athas afirmando ainda, “eu parabenizo a todos os organizadores do evento por esta grande iniciativa e estamos sempre de portas abertas para colaborarmos com este valioso projeto ambiental”.
Vito Comar, coordenador do projeto AMBI especificou, “a finalidade deste projeto é trabalhar pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, com o objetivo de incentivá-los para as ações de conservações, principalmente águas e matas. Por meio de seminários e oficinas nós estamos procurando levar aos produtores os cuidados que devem ter com o meio em que vivemos e também objetivamos implantar corredores ecológicos em cada município, com aproximadamente 20 hectares”. Segundo Comar a atenção está voltada no momento para a implantação de corredores ecológicos em sete municípios.
A palestrante Simone Cecon dimensionou a importância da conservação do meio ambiente através de Cartilha e apresentação do filme ‘O Pequeno Príncipe’. Ela fez uma vasta exposição sobre o assunto em pauta e fez questão de dirigir vários questionamentos ao público presente, para que pudessem meditar sobre os temas abordados, sempre acompanha pelo coordenador do projeto, Vito Comar e a presidente do IMAD, Sonia Comar. Cecon pediu apoio da comunidade, de forma especial aos professores argumentando, “gostaríamos de contar com o apoio e a força de todos, para que possamos a cada dia desenvolver os nossos trabalhos em prol do meio ambiente”.
A bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, diretora do DIMA salientou, “é de suma importância neste processo à participação dos professores de todas as redes de ensino, pois, eles são peças fundamentais para o desenvolvimento deste projeto na formação e sensibilização dos alunos. 2010 é o ano da biodiversidade e este trabalho dos corredores ecológicos visa preservar toda a biodiversidade existente em nossa região, tanto fauna quanto flora”. Marla Camila Brugnerotto, geóloga do DIMA disse, “o melhor método para a verdadeira conscientização vem através daqueles que pregam o ensinamento no dia a dia dentro da classe de aula. Portanto a participação do corpo docente das escolas das três redes de ensino é fundamental na formação e na conscientização para que tenhamos um bioma equilibrado”.
O projeto AMBI atuará nos biomas da Mata Atlântica e Cerrada, numa primeira fase de 24 meses, em 7 municípios que compõem o Território da Grande Dourados,  Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema. O próximo seminário acontece no município de Caarapó, depois segue com os demais municípios, Deodápolis, Douradina, Dourados, Jateí e Vicentina. (Reportagem – Demerval Nogueira).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho