Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seminário de educação ambiental termina na sexta-feira 3

1 Dez 2004 - 13h49
O governo estadual, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) e da Secretaria de Estado e Educação, em conjunto com o Ministério de Educação/MEC, realizam o Seminário de Formação de Professores Vamos cuidar do Brasil com as Escolas - Agenda 21 nas escolas de Mato Grosso do Sul.

O seminário, que começou hoje, continua até sexta-feira 3, está sendo realizado em Campo Grande no Instituto Missionário São José (rua Arthur Jorge, 1.762). O evento conta com a participação de 50 educadores de 18 municípios do Estado.

Mato Grosso do Sul tem 1.275 escolas. Nesta primeira etapa do programa serão atendidas 260 escolas estaduais, municipais e particulares, que participaram em novembro de 2003 da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, por meio da qual surgiu a idéia de continuar o programa Vamos Cuidar do Brasil, com as escolas, criando a Com-Vida e realizando a Agenda 21 para contribuir com uma educação ambiental que faça as pessoas perceberem o meio ambiente como parte das suas vidas.

A Com-Vida é uma forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e da comunidade. O principal papel da Com-Vida é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável nas escolas, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, trazendo a educação ambiental de forma transversal, inserida em todas as disciplinas.

Segundo o diretor-presidente do Imap, Cid Rôner de Castro Paulino, o objetivo desse seminário é implantar um programa de educação ambiental nas escolas de Mato Grosso do Sul, com um processo de formação continuada de professores e alunos. “A meta é atingir todas as escolas do Estado até o final de 2006, já que todos têm o direito a informação, onde a questão ambiental terá um espaço importante em todas as aulas”, diz Paulino.


O que é a Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação para o mundo todo. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos, propondo uma nova relação entre países ricos e pobres. Na Agenda 21 estão marcados os compromissos da humanidade com o século XXI, visando garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando-se o ser humano e o seu ambiente.

Cada país tem a sua Agenda 21, a do Brasil tem 21 objetivos que buscam tornar o País exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social. Mas cada município e cada bairro podem ter a sua Agenda 21, aprofundando o compromisso das pessoas com o local onde vivem, como é o caso das escolas, que são fundamentais na organização das comunidades.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão