Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 15 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Semana sem chuva em todo Mato Grosso Sul

9 Ago 2010 - 17h58Por
Uma massa de ar seco predomina e deixa o dia ensolarado e sem chuva em todo o Estado. As temperaturas podem chegar a 35°C em Miranda, Coxim, Aquidauana e cidades vizinhas. Em Campo Grande, apesar da manhã amena, o calor prevalece à tarde. Os termômetros devem registrar máxima de 32°C a tarde , com umidade relativa do ar em 25%.

A estiagem permanece durante toda a semana segundo dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Cemtec (Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

Nesse período será preciso tomar os devidos cuidados com a saúde em relação ao tempo seco. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%, o que caracteriza estado de alerta.

Fenômeno La Niña

De acordo com o Cemtec, a situação pode mudar partir do dia 19. A chegada de uma nova frente fria traz possibilidades de chuvas fracas, principalmente nas regiões sul e sudoeste do Estado.

“É preciso lembrar que a tendência é mínima. Já esperávamos por isso, uma vez que a previsão da estação de inverno indicou um período de seca intensa devido ao fenômeno La Niña”, ressalta a coordenadora Técnica e Meteorologista do Cemtec, Cátia Braga.

O La Niña ocorre devido à diminuição da temperatura dos oceanos ocasionada pelo aumento da força dos chamados ventos alísios.

“São ventos fortes que intensificam a ressurgência das águas do Pacífico, ou seja, as águas mais profundas do oceano se misturam com as da superfície, causando o esfriamento das mesmas. Com isso, há menos evaporação e, portanto, menos chuvas”, explica.

O oposto ocorre com o fenômeno El Niño, que ocorre devido ao aumento da temperatura do oceano Pacífico.

Além do La Niña, que é um fenômeno global, existem fatores climáticos regionais que também contribuem para o período de seca e um efeito de calor, normais nessa época do ano em Mato Grosso do Sul.

“O Estado fica sob um sistema de alta pressão, que cria um efeito tampa. Isso propicia um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens e deixa a umidade do ar bastante baixa”, completa Braga, e acrescenta que a umidade relativa do ar é, na maioria dos casos, inversamente proporcional à temperatura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Pai é morto a marteladas pelo filho um dia antes de aniversário
NÃO QUER QUE ELE USE
Mãe apaga narguilé do filho adolescente e leva chinelada
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que está apaixonado de verdade por Maria da Paz em 'A dona do pedaço'
VAQUINHA VIRTUAL
Com dinheiro de vaquinha, morador de rua que ajudou idosa durante temporal no Rio compra casa
DURANTE MISSA
Padre Marcelo Rossi cai do altar após ser empurrado em missa
ASSASSINATO
Prefeito é morto a tiros por vereador após discussão
ATROPELAMENTO FATAL
Freira Franciscana coordenadora de catequese morre atropelada por carro
ASSASSINATO
Homem é morto na frente da filha de 11 anos por causa de dívida
MELHORES MOMENTOS
Santos vence e diminui diferença, Grêmio ganha de virada
CAMPO BELO RESORT - ATRAÇÕES DE JULHO
Circo Voar, tirolesa, arvorismo e diversos esportes radicais e muito mais no Campo Belo Resort