Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Seleção enfrenta a Bulgária pela fase final da Liga Mundial

11 Jul 2007 - 09h34

A seleção brasileira masculina de vôlei começa hoje contra a Bulgária a escalada rumo ao heptacampeonato da Liga Mundial justamente no mesmo palco do primeiro título conquistado na era Bernardinho.

A cidade de Katowice, na Polônia, sede da fase final neste ano, foi a mesma que viu, em 2001, o técnico estreante tornar-se campeão pela primeira vez no comando da seleção.

"Estamos muito felizes por estarmos aqui na Polônia por causa da paixão que os poloneses têm pelo vôlei", afirmou Bernardinho ontem. "Há uma grande expectativa em relação à nossa equipe e espero que nos apresentemos bem."

Se por um lado a cidade pode dar sorte ao Brasil, uma outra coincidência não será bem-vinda. Na estréia da fase final da Liga em 2006, a equipe de Bernardinho perdeu uma invencibilidade de mais de um ano justamente contra a Bulgária.

A repetição da derrota poderia complicar os planos do Brasil no grupo F, já que restaria apenas mais uma partida, contra a Rússia. Os dois primeiros da chave vão às semifinais.

"Sempre aprendemos com as derrotas. No ano passado não apresentamos o nosso melhor jogo e perdemos. Este ano, acredito que chegaremos mais bem preparados", analisa o ponteiro brasileiro Dante.

A Bulgária ainda deve contar com o retorno de Kaziyski, eleito o melhor jogador de vôlei da Europa de 2006. O atacante, de 2,02 m, foi poupado nos últimos jogos da primeira fase.

Isto, no entanto, não intimida o Brasil. "A Bulgária tem dificuldade para enfrentar um time que joga com rapidez. No entanto, para que consigamos a vitória, devemos ter paciência", diz o meio-de-rede Rodrigão.

Além de visar mais um título, Bernardinho pretende usar a fase final da competição para dar ritmo aos jogadores que disputarão o Pan. O técnico já havia afirmado que o torneio no Rio é a prioridade do calendário de sua equipe.

Na primeira fase da Liga, o técnico escalou novatos e deu férias aos veteranos. Estes retornaram à equipe no final de junho, quando o Brasil já havia praticamente garantido a vaga.

Desde então, a seleção treina unida na Europa e se prepara para a maratona de jogos que tem início hoje e deve se estender até o dia 28, caso o Brasil dispute o título do Pan, único que falta na coleção do técnico.

"Não fizemos uma boa preparação. A maioria dos nossos jogadores atua no exterior. Eles não tiveram muito tempo para voltar a se adaptar ao grupo", reconheceu o técnico.

No total, 15 jogadores estão inscritos, mas somente 12 irão ao Pan. Na lista entregue ao COB estão os levantadores Ricardinho e Marcelinho, os opostos André Nascimento e Anderson, os pontas Dante, Giba, Murilo e Samuel, o líbero Escadinha e os centrais Gustavo, André Heller e Rodrigão.

Além destes, Bernardinho levou à Polônia o levantador Bruninho, o líbero Alan e o meio-de-rede Eder.

Como de costume, Bernardinho deve fazer diversas substituições durante o jogo para evitar o desgaste. Nesta reta final rumo ao Pan, a seleção já perdeu Nalbert por contusão.

"Há uma forte pressão para que se coloque em quadra jogadores que todos conhecem, mas eles estão cansados. Além disso, há também uma pressão para que ganhemos sempre. Não se espera nada mais do vôlei do Brasil do que a medalha de ouro", disse Bernardinho.

NA TV - Brasil x Bulgária, Sportv, ao vivo, às 12h

 

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril