Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 18 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Sejusp usará detentos para atuar no combate a incêndios

8 Mai 2007 - 11h12

A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) realiza, nesta quarta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Voluntários do Fogo”. Iniciativa inédita no país, o projeto visa à ressocialização de internos a partir do voluntariado na prevenção e no combate a incêndios florestais e na preservação da fauna e flora do Estado.

O curso de formação da primeira turma, composta por 42 internos do regime semi-aberto de Campo Grande, acontecerá de amanhã ao dia 11 na Embrapa Campo Grande.

Os detentos terão aulas teóricas sobre noções de educação ambiental e legislação sobre o uso do fogo, materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, organização de pessoal, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros, confecção de abafadores e práticas de queima controlada e combate a incêndios florestais para atuar como voluntários em brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações na área de defesa civil.

O projeto será desenvolvido inicialmente na Capital, mas a intenção da Sejusp é estendê-lo às unidades de regime aberto e semi-aberto de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana. “Eles passarão por um processo de treinamento e capacitação, monitorados por oficiais do Corpo de Bombeiros e por assistentes sociais, a fim de potencializar o processo de reintegração social”, afirma a assistente social Marisa Delalíbera.

A Agepen estuda agora uma articulação com a Vara de Execução Penal para viabilizar as questões de ordem judiciária que envolvem o projeto, além da possibilidade da remissão das penas dos internos voluntários,  quando estiverem efetivamente atuando nos incêndios.

A solenidade de abertura do projeto acontecerá no auditório da Embrapa Campo Grande e contará com a presença do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

 

Com assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto