Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Segurança alimentar e nutricional cresce com a agroecologia

24 Set 2010 - 17h26Por Agência Notisa

A alimentação saudável é um dos pilares da promoção de saúde. Mas para que ela ocorra de maneira realmente eficiente, o seu modo de produção também deve ser lavado em consideração. No estudo “Diálogo entre agroecologia e promoção da saúde”, publicado este ano na Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Thaisa Navolar, Silvia Rigon e Jane Maria Philippi mostram como a agricultura ecológica ou sustentável tem importante papel nesse processo.

A pesquisa mostra que, a partir da década de 60, o país estimulou a utilização de sementes híbridas selecionadas, fertilizantes químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias e maquinário pesado na agricultura com a justificativa de que eram necessários para garantir um aumento na produção de alimentos e, consequentemente, para o combate à fome. Mas, as autoras contestam que, apesar de tal modelo ter registrado um aumento relativo da produção de alimentos, o problema da fome não foi solucionado.

“Fato que comprovou que tal problemática não se deve a uma produção insuficiente de alimentos e sim à má distribuição de renda e à desigualdade social, que impedem o acesso a uma alimentação adequada e saudável para todos”, dizem no artigo.

Além de não ter acabado com a fome, a prática dessa agricultura trouxe efeitos negativos à saúde humana e ao ambiente. “Diversos estudos têm revelado os problemas de saúde causados pela utilização dos agroquímicos, sobretudo para os agricultores”, explicam. Além do impacto sobre a saúde humana, a pesquisa mostra que o uso de agroquímicos traz graves danos ao meio ambiente, como a contaminação de sistemas hídricos superficiais e subterrâneos.

Para reverter os impactos econômicos e ambientais da agricultura industrial, surgiu então, nas décadas de 70 e 80, a agroecologia. “A agroecologia apresenta o potencial para fazer florescer novos estilos de agricultura e processos de desenvolvimento rural sustentáveis que garantam a máxima preservação ambiental, enfatizando princípios éticos de solidariedade”, explicam no texto.

A sustentabilidade é, de acordo com as pesquisadoras, a ideia central da agroecologia, na qual mediante estratégias produtivas de uso da terra é possível conquistar a autossuficiência alimentar de determinadas comunidades.

Elas explicam que a prática da agricultura ecológica possibilitou a construção de condições materiais e imateriais para mudanças positivas na vida das famílias rurais entrevistadas, sobretudo relativas à situação alimentar e de saúde, além de ter contribuído para uma melhora na situação econômica dos agricultores em função da comercialização dos alimentos produzidos.

“Tais desdobramentos e a valorização do trabalho que passa a ser realizado pelas famílias ecologistas abrem perspectivas positivas de permanência no campo, reduzindo assim as chances do êxodo rural. Por outro lado, a produção de alimentos mais saudáveis contribui para a segurança alimentar e nutricional dos consumidores urbanos e também dos camponeses”, dizem.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto