MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 22 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
3 de Janeiro de 2005 16h27

Seca deixa 20 municípios gaúchos em emergência

Quase 20 municípios do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência por causa da seca que atinge as regiões Norte e Nordeste do Estado. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil no estado, na manhã de hoje, as prefeituras de Aratiba, na divisa com Santa Catarina, e Paulo Bento, a 400 quilômetros de Porto Alegre, informaram que estão sofrendo grandes prejuízos com a falta de chuva.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Paulo Osório, informou que técnicos do órgão na região de Passo Fundo iniciaram vistoria em mais 16 municípios atingidos pela seca.

Pelo último levantamento semanal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a continuação da estiagem, registrada em todo o mês de dezembro no estado, aumentou a situação de risco para as culturas de grãos de verão cultivadas.

O milho, com 60% de área em fase de floração e enchimento de grãos, é o mais afetado, seguido do feijão de primeira safra, com cerca de 40% na mesma situação, embora já tenham sido colhidas 25% das lavouras, com rendimentos dentro da média: cerca de 1,1 mil quilos por hectare.

De acordo com previsões dos institutos de meteorologia, o prognóstico para os próximos dias é de ocorrência de chuvas esparsas, que poderão alcançar de 10 milímetros a 30 milímetros, no período e dependendo da região.

O cenário deverá mudar a partir da segunda quinzena deste mês, quando está previsto o retorno das chuvas mais abundantes devido à presença do fenômeno El Niño, mesmo caracterizado como de fraca intensidade.

 

 

Agência Brasil

Comentários
Veja Também
HERBALIFE_300
Nossa_Lojas
FORTALEZA
Últimas Notícias
  
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.