Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Sebrae ajuda na qualificação de assentados de Terenos

6 Jul 2004 - 13h18
 

Uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida, assim comemoraram os moradores dos Assentamentos Paraíso, Nova Querência, Patagônia e Campo Verde que receberam na sexta-feira, dois de julho, os diplomas dos cursos de qualificação profissional realizados pelo Sebrae/MS com apoio da Associação Crescer e da Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul). Nesta etapa, 428 pessoas foram capacitadas, mas ao todo 70% dos assentamentos do Estado receberam os cursos este ano somando 550 eventos com 12 mil participantes.

O trabalhador rural Ranulfo Morenigo Filho, 42 anos, participou de dois dos quatro cursos oferecidos e é só elogios a presença do Sebrae/MS na comunidade. “Com o Sebrae a gente sabe que tudo tem mais qualidade”, afirma. Ele conta que foi através dos cursos de fabricação caseira de derivados do leite e manejo básico na alimentação de bovino de leite que ele conseguiu aumentar o aproveitamento em sua propriedade.

A presença das representantes do Sebrae/MS, a consultora do projeto, Anna Augusta Borges Benevenuto de Oliveira Santos e a consultora Sandra Amarilhia, na comunidade trouxe esperanças de que outras oportunidades virão. “Vamos procurar mais o Sebrae. Precisamos dele aqui para orientar o pequeno agricultor. O mundo que gira em torno do agronegócios está cada dia mais moderno e não podemos ficar de fora”, adianta Ranulfo Morenigo.

Também pensando nisso, as assentadas Maria Cecília Vieira da Silva, 25 anos, e Antônia Marilza Garcia, 29 anos, reforçaram as necessidades dos moradores para as representantes do Sebrae/MS. “Já está chegando a hora de termos cursos de computação aqui no campo. Com o rastreamento do gado vai ser uma necessidade saber lidar com o computador”, avalia Antônia Marilza.

Elas fizeram o curso de fabricação caseira de derivados do leite e com isso comemoram a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da família. Com o conhecimento adquirido elas podem fazer iogurte, doce de leite, mussarela e queijo. Outro assentado que também fez este curso e conseguiu melhorar não só a qualidade da alimentação da família, mas transformar o queijo em um negócio rentável foi Adálio da Anunciação, 37 anos.

Ele conta que antes do curso usava uma receita de 10 litros de leite para fazer um queijo agora usa apenas cinco litros, o que fez dobrar sua produção e renda. “Depois do curso nos reunimos em grupo para aprimorar a técnica e hoje faço queijos mais gostosos, com mais qualidade e de dois tipos o que diversificou minha clientela”, comemora.

Os depoimentos dos alunos emocionou as representantes do Sebrae/MS. “É muito gratificante ver esse resultado e saber como a comunidade está utilizando o conhecimento. Queremos intensificar cada vez mais os laços com o pequeno agricultor”, declarou consultora do projeto, Anna Augusta Borges. “Eles estão de parabéns”, incentivou a consultora Sandra Amarilhia. Essa foi a primeira edição do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar que pode ser implantado em novos assentamentos em 2005.

O Sebrae/MS investiu R$ 900 mil no projeto em todo o Estado que incluiu outros seis movimentos sociais: Associação Estadual de Cooperação Agrícola, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Comissão Pastoral da Terra, Centro de Organização e Apoio aos Assentados de Mato Grosso do Sul e Agência Regional de Comercialização do Pantanal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS