Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saúde vai imunizar 1.290 idosos contra gripe em Fátima do Sul

26 Abr 2007 - 06h00

A Prefeita Municipal de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a secretária Priscila Gazola, esteve na tarde desta quarta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso, onde acompanhada pela prefeita Ilda Machado, fez a vacinação dos idosos que participam das atividades do Conviver Municipal.

 

A meta a ser cumprida em Fátima do Sul é imunizar 1.290 idosos, sendo 406 entre 60 a 64 anos e 884 em idosos acima de 65 anos. A secretária Priscila Gazola, frisou aos idosos presentes que a vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

 

O ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

 

Em Fátima do Sul, a Secretaria de Saúde determinou os locais de vacinação do dia 04 de abril a 28 de abril, que serão: PSF Jardim Tatiane (Posto Central), PSF Jardim o Pioneiro, PSF Vila Educacional, PSF Culturama. Já no “Dia D” que será dia 28 de abril, além dos postos acima, também será disponibilizado a vacina na Unidade de Saúde Jardim Brasilândia e no Centro de Especialidades Médicas, conhecido como PAM. Durante toda a campanha teremos equipes volantes que irão vacinar os idosos na zona rural, nas residências dos acamados, asilos, hospitais.

 

De acordo com a Coordenadoria de Epidemiologia e Promoção à Saúde, responsável pela organização da campanha no Estado, os municípios elaboraram várias estratégias de mobilização e de atendimento à população-alvo da vacinação como, por exemplo, a divulgação em rádios e jornais de circulação local e o uso de faixas e alto-falantes. A meta é imunizar, no mínimo, 70% da população idosa, o que corresponde a 122.152 pessoas. Para Mato Grosso do Sul foram distribuídas cerca de 264.500 mil doses de vacinas. No ano passado, foram vacinadas 142.206 pessoas, ou seja, 82,57% do total de 172.218 idosos residentes no Estado. A expectativa é ultrapassar os números alcançados em 2006 e levar a vacina aos atuais 174.503 idosos.
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda