Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 20 de agosto de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Saúde interrompe campanha de imunização antirrábica no MS

8 Out 2010 - 14h08

Observando a determinação do Ministério da Saúde que suspende por tempo indeterminado as campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) acata a decisão e também está interrompendo as vacinações em Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada após a verificação de índices elevados de mortes em animais imunizados em outros estados.

Segundo a gestora de Ação de Saúde da secretaria, a médica veterinária Gislaine Coelho Brandão, cerca de 60% dos animais domésticos do Estado já receberam a vacina até que fosse decidida a interrupção da campanha. Ainda de acordo com a veterinária, no Estado não foram registrados índices considerados anormais de reações adversas nos cães e gatos vacinados.

Conforme nota técnica distribuída pelo Ministério da Saúde, a interrupção da aplicação das vacinas é preventiva e a decisão foi tomada diante do aumento das notificações de mortes de animais e dados preliminares das investigações laboratoriais referentes a estes casos ocorridos após a imunização contra raiva animal. A vacina aplicada que apresentou as reações é a Rai-Pet.

Resultados de testes encaminhados para Ministério apontaram alteração não observadas nos testes realizados preliminarmente como referência para a liberação da campanha. Porém, os testes preliminares são considerados insuficientes para determinar a causa das mortes nos animais imunizados, por isso a campanha está suspensa até que toda a investigação seja concluída.

Assim como acontece em outros estados, em Mato Grosso do Sul é competência das prefeituras fazer a imunização dos animais com o apoio técnico e logístico da Secretaria de Estado de Saúde. Desta forma, a secretaria está orientando a todos os municípios sul-mato-grossenses a fazerem a interrupção imediata da campanha de imunização.

É papel da secretaria estadual fornecer as seringas, vacinas e material de apoio para divulgação a todos os municípios do Estado para que sejam realizadas as campanhas. Os municípios têm autonomia para fazer a ação de imunização. As vacinas são adquiridas pelo Estado junto ao Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 VERBAS
Emissão de CPF e restituição do IR podem ser suspensas pela Receita
100 PENA
'Não tem que ter pena', diz Jair Bolsonaro sobre uso de atirador de elite após sequestro de ônibus
ACIDENTE TRÁGICO
Morte de três profissionais em acidente comove a cidade
100 TETO
Na busca por emprego, homem 'mora' em abrigo de papelão
PÂNICO NO ÔNIBUS
Atirador de Elite mata homem que fez reféns em ônibus
AGORA DEU MEDO
Velório é interrompido após morto 'apertar' mão da esposa
TRAGEDIA NA RODOVIA
Três pessoas morrem em acidente envolvendo carro e caminhão na BR-277
FATALIDADE
Jovem mulher morre ao levar choque usando o secador de cabelos
ABSURDO - BRASIL
Mulher mata o marido a facadas e leva pênis para a amante dentro de um copo
MORTE E COMOÇÃO
Jovem caminhoneira morre em acidente e comove colegas de toda a região