Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Saúde alerta, última semana de vacinação contra gripe A

18 Mai 2010 - 16h24Por Assecom

A Secretaria de Saúde de Dourados está alertando para a última semana de campanha de vacinação contra a gripe transmitida pelo vírus influenza H1N1. O alvo da campanha são os adultos de 30 a 39 anos e grávidas, cuja imunização ainda está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em Dourados, a cobertura vacinal das gestantes é de 58% da meta e da faixa etária entre 30 e 39 é de apenas 26%.

A baixa procura pela vacina por esses grupos não ocorre apenas em Dourados, mas em todo o país. Conforme índice de cobertura divulgado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, apenas 28% dos adultos de 30 a 39 anos receberam a vacina até agora e entre as gestantes o índice é de 68%. A meta para esses grupos é de cobrir 80%.

Nesta semana, o secretário de Saúde de Dourados, Mário Eduardo Rocha, reforçou a cobertura abrindo novos pontos de vacinação contra a gripe A.

Até sexta-feira, a vacina estará disponível em um posto volante que vai funcionar das 18h às 21h no Atacadão. A campanha também será estendida até sexta-feira na antiga unidade de saúde Tipo A, das 7h às 11h e no Shopping Avenida Center, das 10h às 20h.

A vacinação também está sendo feita até domingo no estande da prefeitura na Exposhopping durante a 46ª Expoagro. No local, o horário da vacinação até sexta-feira é das 18h às 23h e sábado das 14h à meia-noite. Além desses locais, a vacina continua sendo aplicada normalmente até sexta-feira nos postos de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

Gestantes
A diretora de Vigilância em Saúde, Elisa Hidalgo, faz um alerta direcionado às gestantes que estão no grupo de risco porque durante a gravidez há alterações no sistema imunológico, tornando-as mais frágeis. “O surto de gripe A no ano passado já demonstrou como a doença pode ser agressiva nas gestantes. Por isso, a orientação das autoridades em saúde é para que elas tomem a vacina em qualquer fase da gestação”, orientou.

Ela lembra que a vacina é totalmente segura e que milhões de pessoas em todo o mundo já receberam a dose. Pode haver uma pequena reação em algumas pessoas, como leve dor no corpo ou desconforto, mas nada que seja grave, segundo Elisa. Um alerta apenas para as pessoas que são alérgicas a proteína do ovo de galinha, que neste caso é recomendado não tomar a vacina.

Outra preocupação é em relação aos adultos de 30 a 39 anos, cuja cobertura está muito baixa. “Essa população precisa estar atenta, pois é um grupo de alto risco também. Temos que entender que a melhor maneira de se prevenir contra a gripe é por meio da vacina. Assim, podemos evitar as suas complicações, como uma pneumonia, por exemplo, que pode levar à morte”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde.

Ela ressalta ainda que em Mato Grosso do Sul já foram confirmados três casos de gripe A, em Dourados existem apenas notificações, mas nenhum caso positivo até agora. “Independente destes índices temos que ficar atentos. O frio está chegando e os casos começam a aumentar”, alertou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho