Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 17 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Saneamento em MS está indo de 18% para 50%, diz André

26 Mai 2010 - 18h06Por MS Notícias

O governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está levando mais qualidade de vida com obras de saneamento em diversos municípios. Hoje de manhã (26), o governador André Puccinelli e o diretor presidente da Sanesul, Victor Dib Yasbek Filho entregaram para as gerências regionais de 11 cidades um total de 16 caminhões com braço valetador necessários para auxiliar nos trabalhos da empresa.

Puccinelli disse que a capitalização da Sanesul se faz a passos largos de maneira que os equipamentos são imprescindíveis para melhor contraprestação de serviços. Ele fez questão de ressaltar dos investimentos realizados em algumas cidades que estão elevando o índice de saneamento no Estado. “Estamos praticamente elevando o saneamento em Corumbá a no mínimo 80% e financiamos recursos próprios para fazer o mesmo em Ladário. Já em Dourados terá mais de 80% de saneamento e esgotamento sanitário tratado e fizemos empréstimo para termos o mesmo em Três Lagoas e em Ponta Porã, ou seja, estamos elevando de 18% para cerca de 50% de saneamento em todo o Estado”, informou.



Os caminhões entregues hoje serão utilizados para abrir e aterrar valas, executar reparos e implantação de ramais prediais, redes de água e esgoto e adutoras, com recursos de mais de R$ 2,7 milhões de recursos próprios. Serão beneficiados os municípios de Aquidauana, Coxim, Dourados, Itaquiraí, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.







Puccinelli lembrou dos avanços da Sanesul principalmente na questão do Programa de Aceleração do Crescimento/Saneamento (PAC). “Quando fomos à Brasília e nos perguntaram se tínhamos a condição de dar a contrapartida necessária para o PAC Saneamento porque a Sanesul na época não tinha condições econômicas. Hoje a empresa banca a contrapartida porque foi reestruturada e melhorada e adquire equipamentos modernos e novos como estes para melhoria de qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.



A exemplo do trabalho que vem sendo realizado nos municípios, André também lembrou da concessão na época em que foi prefeito, da Águas Campo Grande e que hoje como empresa Águas Guariroba está executando diversos trabalhos na Capital. “Na época não tínhamos condições de fazer investimentos na cidade e com a concessão dos serviços que permanece até o ano de 2.029 retorna o patrimônio ao município mais vultoso”, disse.



Certificado de Acreditação



Durante a solenidade, a Sanesul apresentou ao governador o título de acreditação do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), NBR ISO/IEC 17025, conquistado pelo Laboratório Central da Sanesul, no ínício do mês, após anos de avaliações e auditorias. Este selo certifica que a água segue os padrões de qualidade e que o laboratório possui competência técnica para realizar suas análises, sendo que seus resultados terão aceitação garantida em âmbito internacional.







“Hoje a Sanesul por seus méritos chega a este estágio em que se habilitou para ter a acreditação do Inmetro. Estamos na décima solenidade de entrega de equipamentos e com outros investimentos mostra que com os próprios esforços a Sanesul esta se capitalizando e somos a terceira do País a receber o título”, ressaltou André. Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado a receber a acreditação que já foi entregue para as empresas de saneamento de São Paulo e Rio Grande do Sul.



De acordo com o diretor técnico do Inmetro, Alberto Pires Gonçalves, o certificado é resultado de dois anos de trabalhos da empresa. “Significa evolução no Estado, ou seja, uma credibilidade internacional para que nossos produtos sejam respeitados aqui e no exterior”, argumentou.



O diretor presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho, disse que o certificado é “atribuído à vontade política de tornar a Sanesul numa empresa ágil e gabaritada para prestar serviços à população”, destacou. Sobre a entrega dos caminhões, Victor Yazbek informou que há muitos anos a Sanesul não melhorava a frota e que agora o serviço será mais ágil e confiável para os usuários.



O prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiúza, disse que a entrega dos caminhões significa um serviço de qualidade no município. “Sidrolândia recebe um novo caminhão para melhoria de implantação de rede de água na nossa cidade e para os reparos principalmente nas áreas pavimentadas porque se não tiver um equipamento adequado dá trabalho maior. Com o equipamento o serviço será ágil e melhor”, comentou.



Participaram do evento a deputada estadual Dione Hashioka; vereador de Campo Grande, Vanderlei Cabeludo; prefeito de Aquidauana, Fauze Sleiman e de Jardim, Evandro Bazzo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo