Menu
SADER_FULL
quarta, 18 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Salário-maternidade pode ser garantido a desempregada

23 Dez 2004 - 10h50

O Projeto de Lei 4448/04, apresentado pela deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), altera a lei que concede salário-maternidade para garantir o benefício à trabalhadora que estiver recebendo seguro-desemprego e não tenha perdido a condição de segurada do Regime Geral de Previdência Social.

Pela atual legislação, é proibido o recebimento conjunto de seguro-desemprego e qualquer outro benefício da Previdência Social, exceto pensão por morte e auxílio-acidente. O projeto elimina essa limitação, ao proibir o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de exigir a comprovação de emprego como pré-requisito para a concessão do salário-maternidade, cujo valor corresponde ao da última remuneração da trabalhadora desempregada.

Combinação de leis - A autora do projeto lembra que a lei prevê a concessão de salário-maternidade às seguradas da Previdência Social, independentemente do pagamento de um número mínimo de contribuições. A exceção são as contribuintes individuais e especiais, das quais são exigidas pelo menos dez contribuições mensais. Além disso, a qualidade de segurada é mantida por até 12 meses após o fim das contribuições, período que pode ser prorrogado para até 36 meses se a mulher já tiver pago mais de 120 contribuições e estiver comprovadamente desempregada.

"Combinando essas determinações legais, fica claro o direito da segurada empregada ou trabalhadora avulsa requerer e obter o salário-maternidade durante o período de graça, haja vista estar mantida durante esse período a sua qualidade de segurada do Regime Geral de Previdência Social e o benefício não depender, para sua concessão, de um número mínimo de contribuições", explica Marinha Raupp. "Não cabe ao INSS, portanto, condicionar a concessão do salário-maternidade à comprovação de relação de emprego".

Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, aguarda designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre