Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Safra de soja de MS deve ultrapassar 5 milhões de toneladas

5 Abr 2007 - 10h45

A produção sul-mato-grossense de soja deve ultrapassar 5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo nova previsão da safra 2006/2007 divulgada ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), informa o Correio do Estado. 

O jornal lembra que, com clima favorável, a colheita estadual da soja deve comprovar rendimento por hectare até 26,5% maior, em relação ao ano passado, impulsionando a produção estadual à casa dos 5,010 milhões de toneladas de soja; ou seja, 14,5% maior que os 4,375 milhões de toneladas colhidas em 2006.

Neste ano, lembra o Correio, a produtividade média esperada nas lavouras do Estado é de 2.885 quilos de soja por hectare, contra 2.280 quilos/ha registrados na safra passada.

O incremento do rendimento por hectare proporcionará, segundo a Conab, aumento significativo na produção de soja estadual, mesmo diante da retração de 9,5% na área plantada com a cultura. No ano passado, foram cultivados com soja pouco mais de 1,9 milhão de hectares; nesta safra, foram plantados com a oleaginosa apenas pouco mais de 1,7 milhão de hectares.

Milho - Segundo o Correio, a produção de milho também será beneficiada com a melhora da situação climática nesta safra no Estado. A estimativa da Conab, segundo o jornal, é que a produção, considerando a safra e safrinha de milho, seja ampliada em 24,6%, passando dos 2,241 milhões de toneladas colhidas no ano passado, para 2,791 milhões de toneladas neste ano.

A produtividade por hectare, em Mato Grosso do Sul, deve crescer 6,3% nesta safra, alcançando 3.822 quilos de milho por hectare, informa o Correio. Segundo o diário, apenas a 2ª safra do grão (safrinha) deve responder pela produção de 2,220 milhões de toneladas de milho neste ano, enquanto que no ano passado a colheita da safrinha de milho somou 1,720 milhão de toneladas do grão.

Safra estadual - Conforme o Correio, considerando todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, a safra 2006/2007 deve totalizar 8,401 milhões de toneladas de grãos, que representam crescimento de 16,1% na produção, ante as 7,233 milhões de toneladas colhidas em 2006.

O forte crescimento da produção estadual deve ocorrer mesmo diante da retração de 4% na área total cultivada em MS, ressalta o periódico. Neste ano, as culturas agrícolas devem ocupar 2,725 milhões de hectares, contra 2,839 milhões de hectares no ano passado, conclui o jornal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho