Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Safra de soja de MS deve ultrapassar 5 milhões de toneladas

5 Abr 2007 - 10h45

A produção sul-mato-grossense de soja deve ultrapassar 5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo nova previsão da safra 2006/2007 divulgada ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), informa o Correio do Estado. 

O jornal lembra que, com clima favorável, a colheita estadual da soja deve comprovar rendimento por hectare até 26,5% maior, em relação ao ano passado, impulsionando a produção estadual à casa dos 5,010 milhões de toneladas de soja; ou seja, 14,5% maior que os 4,375 milhões de toneladas colhidas em 2006.

Neste ano, lembra o Correio, a produtividade média esperada nas lavouras do Estado é de 2.885 quilos de soja por hectare, contra 2.280 quilos/ha registrados na safra passada.

O incremento do rendimento por hectare proporcionará, segundo a Conab, aumento significativo na produção de soja estadual, mesmo diante da retração de 9,5% na área plantada com a cultura. No ano passado, foram cultivados com soja pouco mais de 1,9 milhão de hectares; nesta safra, foram plantados com a oleaginosa apenas pouco mais de 1,7 milhão de hectares.

Milho - Segundo o Correio, a produção de milho também será beneficiada com a melhora da situação climática nesta safra no Estado. A estimativa da Conab, segundo o jornal, é que a produção, considerando a safra e safrinha de milho, seja ampliada em 24,6%, passando dos 2,241 milhões de toneladas colhidas no ano passado, para 2,791 milhões de toneladas neste ano.

A produtividade por hectare, em Mato Grosso do Sul, deve crescer 6,3% nesta safra, alcançando 3.822 quilos de milho por hectare, informa o Correio. Segundo o diário, apenas a 2ª safra do grão (safrinha) deve responder pela produção de 2,220 milhões de toneladas de milho neste ano, enquanto que no ano passado a colheita da safrinha de milho somou 1,720 milhão de toneladas do grão.

Safra estadual - Conforme o Correio, considerando todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, a safra 2006/2007 deve totalizar 8,401 milhões de toneladas de grãos, que representam crescimento de 16,1% na produção, ante as 7,233 milhões de toneladas colhidas em 2006.

O forte crescimento da produção estadual deve ocorrer mesmo diante da retração de 4% na área total cultivada em MS, ressalta o periódico. Neste ano, as culturas agrícolas devem ocupar 2,725 milhões de hectares, contra 2,839 milhões de hectares no ano passado, conclui o jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico