Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Safra de soja de MS deve ultrapassar 5 milhões de toneladas

5 Abr 2007 - 10h45

A produção sul-mato-grossense de soja deve ultrapassar 5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo nova previsão da safra 2006/2007 divulgada ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), informa o Correio do Estado. 

O jornal lembra que, com clima favorável, a colheita estadual da soja deve comprovar rendimento por hectare até 26,5% maior, em relação ao ano passado, impulsionando a produção estadual à casa dos 5,010 milhões de toneladas de soja; ou seja, 14,5% maior que os 4,375 milhões de toneladas colhidas em 2006.

Neste ano, lembra o Correio, a produtividade média esperada nas lavouras do Estado é de 2.885 quilos de soja por hectare, contra 2.280 quilos/ha registrados na safra passada.

O incremento do rendimento por hectare proporcionará, segundo a Conab, aumento significativo na produção de soja estadual, mesmo diante da retração de 9,5% na área plantada com a cultura. No ano passado, foram cultivados com soja pouco mais de 1,9 milhão de hectares; nesta safra, foram plantados com a oleaginosa apenas pouco mais de 1,7 milhão de hectares.

Milho - Segundo o Correio, a produção de milho também será beneficiada com a melhora da situação climática nesta safra no Estado. A estimativa da Conab, segundo o jornal, é que a produção, considerando a safra e safrinha de milho, seja ampliada em 24,6%, passando dos 2,241 milhões de toneladas colhidas no ano passado, para 2,791 milhões de toneladas neste ano.

A produtividade por hectare, em Mato Grosso do Sul, deve crescer 6,3% nesta safra, alcançando 3.822 quilos de milho por hectare, informa o Correio. Segundo o diário, apenas a 2ª safra do grão (safrinha) deve responder pela produção de 2,220 milhões de toneladas de milho neste ano, enquanto que no ano passado a colheita da safrinha de milho somou 1,720 milhão de toneladas do grão.

Safra estadual - Conforme o Correio, considerando todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, a safra 2006/2007 deve totalizar 8,401 milhões de toneladas de grãos, que representam crescimento de 16,1% na produção, ante as 7,233 milhões de toneladas colhidas em 2006.

O forte crescimento da produção estadual deve ocorrer mesmo diante da retração de 4% na área total cultivada em MS, ressalta o periódico. Neste ano, as culturas agrícolas devem ocupar 2,725 milhões de hectares, contra 2,839 milhões de hectares no ano passado, conclui o jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo