Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de agosto de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Safra de soja de MS deve ultrapassar 5 milhões de toneladas

5 Abr 2007 - 10h45

A produção sul-mato-grossense de soja deve ultrapassar 5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo nova previsão da safra 2006/2007 divulgada ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), informa o Correio do Estado. 

O jornal lembra que, com clima favorável, a colheita estadual da soja deve comprovar rendimento por hectare até 26,5% maior, em relação ao ano passado, impulsionando a produção estadual à casa dos 5,010 milhões de toneladas de soja; ou seja, 14,5% maior que os 4,375 milhões de toneladas colhidas em 2006.

Neste ano, lembra o Correio, a produtividade média esperada nas lavouras do Estado é de 2.885 quilos de soja por hectare, contra 2.280 quilos/ha registrados na safra passada.

O incremento do rendimento por hectare proporcionará, segundo a Conab, aumento significativo na produção de soja estadual, mesmo diante da retração de 9,5% na área plantada com a cultura. No ano passado, foram cultivados com soja pouco mais de 1,9 milhão de hectares; nesta safra, foram plantados com a oleaginosa apenas pouco mais de 1,7 milhão de hectares.

Milho - Segundo o Correio, a produção de milho também será beneficiada com a melhora da situação climática nesta safra no Estado. A estimativa da Conab, segundo o jornal, é que a produção, considerando a safra e safrinha de milho, seja ampliada em 24,6%, passando dos 2,241 milhões de toneladas colhidas no ano passado, para 2,791 milhões de toneladas neste ano.

A produtividade por hectare, em Mato Grosso do Sul, deve crescer 6,3% nesta safra, alcançando 3.822 quilos de milho por hectare, informa o Correio. Segundo o diário, apenas a 2ª safra do grão (safrinha) deve responder pela produção de 2,220 milhões de toneladas de milho neste ano, enquanto que no ano passado a colheita da safrinha de milho somou 1,720 milhão de toneladas do grão.

Safra estadual - Conforme o Correio, considerando todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, a safra 2006/2007 deve totalizar 8,401 milhões de toneladas de grãos, que representam crescimento de 16,1% na produção, ante as 7,233 milhões de toneladas colhidas em 2006.

O forte crescimento da produção estadual deve ocorrer mesmo diante da retração de 4% na área total cultivada em MS, ressalta o periódico. Neste ano, as culturas agrícolas devem ocupar 2,725 milhões de hectares, contra 2,839 milhões de hectares no ano passado, conclui o jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção