Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 23 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Safra de grãos deve ser menor em 2007, diz IBGE

10 Jul 2007 - 10h09

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou para baixo a previsão da safra para este ano. A produção de grãos foi estimada em 133,4 milhões em junho, o que significa uma queda de 1,3% em relação à estimativa de maio.
Mesmo assim, caso se confirme, a safra apontará um crescimento de 14,0% em comparação à obtida em 2006 (117,0 milhões de toneladas).

Segundo o IBGE, as condições climáticas desfavoráveis influenciaram a queda. No Piauí, por exemplo, a safra da soja tem queda de 21,5% devido à estiagem prolongada.

Entre os produtos com variação negativa nas estimativas estão o feijão em grão 1ª safra (queda de 7,7%), feijão em grão 2ª safra (queda de 2,7%), milho em grão 1ª safra (queda de 1,4%), milho em grão 2ª safra (queda de 4%) e soja em grão (queda de 0,4%).

Segundo o IBGE, no caso do feijão em grão 1ª safra a revisão para baixo ocorreu em razão da falta de chuvas nos Estados da região Nordeste, sobretudo no Piauí (-62,1%), Ceará (-16,6%), Rio Grande do Norte (-17,5%) e Bahia (-25,3%). Os Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás apresentaram ajustes nas suas estimativas finais de -2,8% e -8,9%, respectivamente.

Para o feijão de 2ª safra, as maiores diferenças foram observadas no Rio Grande do Norte (-53,9%), Espírito Santo (-8,7%), Paraná (-20,8%), Mato Grosso do Sul (-11,5%) e Goiás (-14,5%). As condições climáticas também são o principal motivo para as quedas, principalmente as geadas ocorridas no final de maio e início de junho no Paraná e Mato Grosso do Sul, e a estiagem nos outros Estados.

A falta de chuvas também atrapalhou a cultura do milho. Para o milho de 1ª safra, que está praticamente colhido na região Centro-Sul, a diferença na estimativa de produção foi causada também pela falta de chuvas nos Estados nordestinos. Piauí colheu 53,7% a menos do que o estimado. Já Ceará e Rio Grande do Norte marcaram variações negativas de 17,5% e 16,4%, respectivamente.

O milho de 2ª safra teve produção reduzida em 4% comparada ao mês de maio. As geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul prejudicaram a produção com perdas de cerca de 10%, o que corresponde a menos 600 mil toneladas.

A soja teve decréscimo da produção de 0,4%. O Piauí influenciou neste percentual, já que suas lavouras sofreram com estiagens prolongadas e perdas nos índices de produtividade de 21,5%. Em 2006, o Estado colheu 544,1 mil toneladas e, em 2007, 484,4 mil.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga