Menu
SADER_FULL
terça, 13 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Safra de grãos deve ser menor em 2007, diz IBGE

10 Jul 2007 - 10h09

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou para baixo a previsão da safra para este ano. A produção de grãos foi estimada em 133,4 milhões em junho, o que significa uma queda de 1,3% em relação à estimativa de maio.
Mesmo assim, caso se confirme, a safra apontará um crescimento de 14,0% em comparação à obtida em 2006 (117,0 milhões de toneladas).

Segundo o IBGE, as condições climáticas desfavoráveis influenciaram a queda. No Piauí, por exemplo, a safra da soja tem queda de 21,5% devido à estiagem prolongada.

Entre os produtos com variação negativa nas estimativas estão o feijão em grão 1ª safra (queda de 7,7%), feijão em grão 2ª safra (queda de 2,7%), milho em grão 1ª safra (queda de 1,4%), milho em grão 2ª safra (queda de 4%) e soja em grão (queda de 0,4%).

Segundo o IBGE, no caso do feijão em grão 1ª safra a revisão para baixo ocorreu em razão da falta de chuvas nos Estados da região Nordeste, sobretudo no Piauí (-62,1%), Ceará (-16,6%), Rio Grande do Norte (-17,5%) e Bahia (-25,3%). Os Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás apresentaram ajustes nas suas estimativas finais de -2,8% e -8,9%, respectivamente.

Para o feijão de 2ª safra, as maiores diferenças foram observadas no Rio Grande do Norte (-53,9%), Espírito Santo (-8,7%), Paraná (-20,8%), Mato Grosso do Sul (-11,5%) e Goiás (-14,5%). As condições climáticas também são o principal motivo para as quedas, principalmente as geadas ocorridas no final de maio e início de junho no Paraná e Mato Grosso do Sul, e a estiagem nos outros Estados.

A falta de chuvas também atrapalhou a cultura do milho. Para o milho de 1ª safra, que está praticamente colhido na região Centro-Sul, a diferença na estimativa de produção foi causada também pela falta de chuvas nos Estados nordestinos. Piauí colheu 53,7% a menos do que o estimado. Já Ceará e Rio Grande do Norte marcaram variações negativas de 17,5% e 16,4%, respectivamente.

O milho de 2ª safra teve produção reduzida em 4% comparada ao mês de maio. As geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul prejudicaram a produção com perdas de cerca de 10%, o que corresponde a menos 600 mil toneladas.

A soja teve decréscimo da produção de 0,4%. O Piauí influenciou neste percentual, já que suas lavouras sofreram com estiagens prolongadas e perdas nos índices de produtividade de 21,5%. Em 2006, o Estado colheu 544,1 mil toneladas e, em 2007, 484,4 mil.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP