Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Saddam pede para fazer perguntas em seu julgamento

30 Jun 2004 - 13h02
O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que comandou um regime brutal por décadas, disse "bom dia" e tentou fazer algumas perguntas quando os EUA o apresentaram à Justiça do Iraque hoje. "Saddam quis saber se poderia fazer algumas perguntas", afirmou Salem Chalabi, um advogado que atua no tribunal encarregado de julgar o ex-ditador. "Foi dito a ele que esperasse até amanhã para se manifestar", contou Chalabi, presente na sala onde Saddam e 11 membros do governo dele foram formalmente entregues à custódia das autoridades iraquianas.

Saddam, capturado em dezembro dentro de um esconderijo nas proximidades de Tikrit, cidade natal dele, parecia estar bem de saúde ao dirigir-se a um juiz iraquiano no primeiro passo de seu julgamento por crimes cometidos durante seus 35 anos de governo. Apesar da mudança de custódia, o ditador continuará sob a guarda das forças americanas.

Ao contrário de Saddam, muitas das ex-autoridades presentes na corte mostravam-se nervosas e agitadas, disse Chalabi, que recebeu várias ameaças de morte desde que aceitou reunir provas e preparar o tribunal para julgar o ex-ditador. Alguns dos ex-membros do governo do ditador mostraram-se hostis ao serem comunicados que seriam acusados formalmente na quinta-feira.

Ali Hassan Al-Majid, conhecido como "Ali Químico" por ter ordenado a realização de ataques com armas químicas, entre os quais um de 1988, no qual foram mortos cerca de 5 mil curdos iraquianos, parecia estar especialmente incomodado. "Ele parecia muito assustado. Ele estava tremendo", afirmou Chalabi.

Saddam, 67, é acusado de torturar e matar centenas de milhares de pessoas com a ajuda de membros do partido Baath. Ele assumiu o cargo de presidente em 1979, mas já era o homem forte do Iraque desde um golpe realizado em 1968. O ex-ditador também deve ser acusado formalmente amanhã, mas seu julgamento levará ainda meses para ser iniciado efetivamente.

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital