Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 23 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Saddam pede para fazer perguntas em seu julgamento

30 Jun 2004 - 13h02
O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que comandou um regime brutal por décadas, disse "bom dia" e tentou fazer algumas perguntas quando os EUA o apresentaram à Justiça do Iraque hoje. "Saddam quis saber se poderia fazer algumas perguntas", afirmou Salem Chalabi, um advogado que atua no tribunal encarregado de julgar o ex-ditador. "Foi dito a ele que esperasse até amanhã para se manifestar", contou Chalabi, presente na sala onde Saddam e 11 membros do governo dele foram formalmente entregues à custódia das autoridades iraquianas.

Saddam, capturado em dezembro dentro de um esconderijo nas proximidades de Tikrit, cidade natal dele, parecia estar bem de saúde ao dirigir-se a um juiz iraquiano no primeiro passo de seu julgamento por crimes cometidos durante seus 35 anos de governo. Apesar da mudança de custódia, o ditador continuará sob a guarda das forças americanas.

Ao contrário de Saddam, muitas das ex-autoridades presentes na corte mostravam-se nervosas e agitadas, disse Chalabi, que recebeu várias ameaças de morte desde que aceitou reunir provas e preparar o tribunal para julgar o ex-ditador. Alguns dos ex-membros do governo do ditador mostraram-se hostis ao serem comunicados que seriam acusados formalmente na quinta-feira.

Ali Hassan Al-Majid, conhecido como "Ali Químico" por ter ordenado a realização de ataques com armas químicas, entre os quais um de 1988, no qual foram mortos cerca de 5 mil curdos iraquianos, parecia estar especialmente incomodado. "Ele parecia muito assustado. Ele estava tremendo", afirmou Chalabi.

Saddam, 67, é acusado de torturar e matar centenas de milhares de pessoas com a ajuda de membros do partido Baath. Ele assumiu o cargo de presidente em 1979, mas já era o homem forte do Iraque desde um golpe realizado em 1968. O ex-ditador também deve ser acusado formalmente amanhã, mas seu julgamento levará ainda meses para ser iniciado efetivamente.

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRÔNICA DA SEMANA
CRÔNICA DA SEMANA: 'Precisamos redescobrir o Brasil', por Luciano Gazola
CRUELDADE
Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta
MORTE TRÁGICA
Adolescente de 13 anos morre após sofrer queda de bicicleta
ESTAVA FORAGIDO
Homem que matou esposa na Sexta-feira Santa morre em acidente 03 dias depois
FEMINICIDIO
Advogada é assassinada a facadas por marido após discussão
100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante