Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Saddam pede para fazer perguntas em seu julgamento

30 Jun 2004 - 13h02
O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que comandou um regime brutal por décadas, disse "bom dia" e tentou fazer algumas perguntas quando os EUA o apresentaram à Justiça do Iraque hoje. "Saddam quis saber se poderia fazer algumas perguntas", afirmou Salem Chalabi, um advogado que atua no tribunal encarregado de julgar o ex-ditador. "Foi dito a ele que esperasse até amanhã para se manifestar", contou Chalabi, presente na sala onde Saddam e 11 membros do governo dele foram formalmente entregues à custódia das autoridades iraquianas.

Saddam, capturado em dezembro dentro de um esconderijo nas proximidades de Tikrit, cidade natal dele, parecia estar bem de saúde ao dirigir-se a um juiz iraquiano no primeiro passo de seu julgamento por crimes cometidos durante seus 35 anos de governo. Apesar da mudança de custódia, o ditador continuará sob a guarda das forças americanas.

Ao contrário de Saddam, muitas das ex-autoridades presentes na corte mostravam-se nervosas e agitadas, disse Chalabi, que recebeu várias ameaças de morte desde que aceitou reunir provas e preparar o tribunal para julgar o ex-ditador. Alguns dos ex-membros do governo do ditador mostraram-se hostis ao serem comunicados que seriam acusados formalmente na quinta-feira.

Ali Hassan Al-Majid, conhecido como "Ali Químico" por ter ordenado a realização de ataques com armas químicas, entre os quais um de 1988, no qual foram mortos cerca de 5 mil curdos iraquianos, parecia estar especialmente incomodado. "Ele parecia muito assustado. Ele estava tremendo", afirmou Chalabi.

Saddam, 67, é acusado de torturar e matar centenas de milhares de pessoas com a ajuda de membros do partido Baath. Ele assumiu o cargo de presidente em 1979, mas já era o homem forte do Iraque desde um golpe realizado em 1968. O ex-ditador também deve ser acusado formalmente amanhã, mas seu julgamento levará ainda meses para ser iniciado efetivamente.

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas
BBB 18
'BBB 18': Gleici fala sobre planos para mudar a vida após vencer o programa
Novela Global
Fim de 'Outro lado': Clara declara amor a Gael
Fatalidade
Trabalhador morre eletrocutado em propriedade rural
Tragedia
190km/h: Motorista e passageiro morrem em grave acidente
Tapetão
MP entra no caso e Palmeiras se 'arma' para anular a final do Paulistão
Macabro
Até ser descoberto, homem pedia marmita para o pai morto
VICENTINA - PAIXÃO DE CRISTO
Assista a 'Paixão de Cristo' realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Apóstolos em Vicentina
BBB 18 - Final
Campeã do 'BBB18', Gleici quer manter romance com Wagner: 'Lutei pra conquistar'