Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Rússia suspende importação de 11 frigoríficos brasileiros

19 Mai 2007 - 07h59
 

O governo russo suspendeu ontem a compra de carne bovina de 11 unidades frigoríficas no Brasil. A Rússia é a maior compradora desse produto do País . Os motivos que levaram as autoridades russas a tomar a decisão não estavam esclarecidos até o início da noite de ontem. As unidades que tiveram suas exportações para a Rússia embargadas são Friboi (MT), Rio Grandense (RS), Friboi (SP), Friboi (GO), 3 unidades do Minerva em São Paulo, Minerva (GO), Frinorte (TO), Intercoop (MT) e Três C (RS).

O Friboi, maior frigorífico do País, distribuiu nota ontem à tarde informando que desconhecia as razões para o embargo de três unidades do grupo (Andradina, Goiânia e Barra do Garça) ou por quanto tempo a medida será mantida. A empresa, ainda por intermédio de nota, afirmou que a suspensão das exportações pelas unidades não afetará as vendas internacionais da empresa. “Dada a distribuição geográfica de nossas indústrias, podemos continuar nossas exportações para a Rússia normalmente”, explica o texto.

O Friboi irá transferir a produção para outras seis unidades habilitadas para atender ao mercado russo. A empresa tem 22 frigoríficos e uma capacidade para abater 22,6 mil animais por dia. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, disse que recebeu da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) a informação sobre o embargo da Rússia a frigoríficos brasileiros. O governo, de acordo com ele, ainda não recebeu um comunicado oficial do governo russo.

Ele informou que pediria ontem mesmo informações à embaixada russa para saber os motivos da suspensão. “Os russos estão em missão há uma semana pelo Brasil e tinham uma reunião final da visita marcada para sexta-feira, mas que foi adiada para a próxima quarta-feira”, disse o secretário.

Segundo Kroetz, as informações que recebeu davam conta de que os certificados de exportação dos portos de Santa Catarina e Paraná não seriam mais aceitos a partir de ontem pelos importadores russos. “Qualquer coisa que eu disser será especulação, pois ainda não está nada oficial. Pode ser uma coisa muito simples ou pode ser algo muito grave”, observou o secretário.

Atualmente, a Rússia mantém embargo para quatro frigoríficos de aves e um bovino. Com a decisão de ontem, o número de plantas proibidas de exportar para a Rússia sobe para 15. Na atual visita que a missão de veterinários realizou foram verificados os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. A Abiec confirmou que o grupo de técnicos russos que está em visita ao Brasil embargou as exportações de carnes das 11 unidades frigoríficas no Brasil.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS