Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Bom Começo

Roubos de cargas diminuem 30% no Rio nos primeiros dias de operação das Forças Armadas

31 Jul 2017 - 10h47Por Extra

Um levantamento feito pelo EXTRA com base em dados da Polícia Civil revela que, nos primeiros dois dias da operação das Forças Armadas no Rio — sexta-feira e sábado —, 30 roubos de carga foram registrados no estado. Em relação aos mesmos dias da semana anterior, a quantidade de crimes do tipo diminuiu cerca de 30%: entre os dias 21 e 22, foram registrados 43 roubos de cargas. Registros de roubos de veículos também caíram de uma semana para a outra. Foram 203 casos entre sexta-feira e sábado e 294 na semana anterior.

 

Em visita ao Rio para se reunir com autoridades da área de segurança, o presidente Michel Temer anunciou a diminuição nos números.

— Em um primeiro momento, a conclusão que se teve é que o número de roubos, em especial o de cargas, já diminuiu enormemente — afirmou Michel Temer. O presidente também anunciou que a operação das Forças Armadas no estado, que, inicialmente, vai até dezembro, deve ser prorrogada para 2018.

Ação no Arco Metropolitano

Na última quinta-feira, um dia antes do anúncio do reforço das Forças Armadas na segurança do Rio, militares do Serviço Reservado da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, em Realengo, entraram em contato com representantes do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio (Sindicarga) e da Secretaria de Segurança. O objetivo era coletar informações sobre a atuação de quadrilhas de roubos de carga no Arco Metropolitano.

Agora, os militares têm em mãos dossiês sobre os três principais grupos que atuam na via — dois na Baixada Fluminense e um terceiro, em São Gonçalo — com dados sobre integrantes de cada bando, horários e locais onde a maior parte dos crimes acontecem e rotas de fuga. O próximo passo é montar, além de bloqueios e operações ostensivas, ações para prender integrantes das quadrilhas.

Em reunião com empresários do setor de cargas na semana passada, agentes lotados na Secretaria de Segurança revelaram que serão feitos quatro cercos a favelas da Região Metropolitana, com o objetivo de bloquear a chegada de cargas roubadas. As comunidades escolhidas, com base em dados de inteligência, foram os Complexos do Chapadão, da Pedreira e do Lins — os três na Zona Norte — e do Salgueiro, em São Gonçalo. Também vão participar dessas operações, além de militares, PMs lotados nos batalhões das áreas das favelas e em UPPs.

Além dos cercos, foram anunciados comboios de duas viaturas, que atuarão nas principais vias expressas da Região Metropolitana, fazendo patrulhamento móvel, ao invés dos bloqueios.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema