Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Roseana Sarney amplia sua influência após deixar PFL

30 Abr 2007 - 10h09

Erraram os que apostaram que o cargo de líder do governo no Congresso estaria para a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) assim como o cetro e a coroa estão para a rainha da Inglaterra.

Com 50 dias à frente da liderança, inventada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso só para acomodar aliados, a filha dileta do clã dos Sarney entrou em evidência como articuladora política do Planalto, no governo e no Legislativo. "A Roseana é a embaixadora do Planalto no Congresso", define um senador amigo dela.

Após a saída forçada do PFL, no início do ano, para evitar o vexame da expulsão pelo apoio dado e recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roseana deu a volta por cima.

Hoje, circula entre antigos companheiros do DEM (ex-PFL) com a mesma desenvoltura com que entra e sai do gabinete da presidência do Senado e do PMDB. A líder também reabriu o diálogo do governo com os tucanos, fragilizando o radicalismo crescente do PFL, rebatizado de DEM, na oposição.

Roseana fez sua estréia no PMDB e na liderança com um trabalho de reconciliação entre o presidente de seu novo partido, deputado Michel Temer (SP), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Foi com a bênção de seu pai e senador José Sarney (PMDB-MA), que estava rompido com Temer e se aborrecera com o governo, que Roseana pacificou as cúpulas peemedebistas.

"Ela tem sido eficiente e tem colaborado com o partido", elogia Temer. "O trânsito que ela tem entre as diversas correntes do partido é surpreendente", afirma Renan. "A Roseana não veio para cumprir tabela, veio para liderar o campeonato", completa. Para os peemedebistas, Roseana é a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa.

Agência Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto