Menu
SADER_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Roseana Sarney amplia sua influência após deixar PFL

30 Abr 2007 - 10h09

Erraram os que apostaram que o cargo de líder do governo no Congresso estaria para a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) assim como o cetro e a coroa estão para a rainha da Inglaterra.

Com 50 dias à frente da liderança, inventada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso só para acomodar aliados, a filha dileta do clã dos Sarney entrou em evidência como articuladora política do Planalto, no governo e no Legislativo. "A Roseana é a embaixadora do Planalto no Congresso", define um senador amigo dela.

Após a saída forçada do PFL, no início do ano, para evitar o vexame da expulsão pelo apoio dado e recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roseana deu a volta por cima.

Hoje, circula entre antigos companheiros do DEM (ex-PFL) com a mesma desenvoltura com que entra e sai do gabinete da presidência do Senado e do PMDB. A líder também reabriu o diálogo do governo com os tucanos, fragilizando o radicalismo crescente do PFL, rebatizado de DEM, na oposição.

Roseana fez sua estréia no PMDB e na liderança com um trabalho de reconciliação entre o presidente de seu novo partido, deputado Michel Temer (SP), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Foi com a bênção de seu pai e senador José Sarney (PMDB-MA), que estava rompido com Temer e se aborrecera com o governo, que Roseana pacificou as cúpulas peemedebistas.

"Ela tem sido eficiente e tem colaborado com o partido", elogia Temer. "O trânsito que ela tem entre as diversas correntes do partido é surpreendente", afirma Renan. "A Roseana não veio para cumprir tabela, veio para liderar o campeonato", completa. Para os peemedebistas, Roseana é a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa.

Agência Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido