Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Roberto Jefferson se emociona com discurso de Collor

16 Mar 2007 - 15h05

O presidente do PTB, deputado cassado Roberto Jefferson (RJ), acompanhou hoje do plenário do Senado Federal o longo discurso do ex-presidente Fernando Collor de Mello sobre o processo de impeachment. Jefferson liderou a chamada "tropa de choque" do ex-presidente e foi um dos poucos parlamentares a declarar publicamente o seu voto contrário à cassação de Collor.

Emocionado, Jefferson chegou às lágrimas em partes do discurso. Na opinião do ex-deputado, Collor conseguiu resgatar o episódio do impeachment sem mágoas ou acusações. "Não há ressentimento no tom nem nas suas palavras. Ele quer enterrar um capítulo triste de sua vida e crescer com serenidade", afirmou.

Jefferson perdeu o mandato em setembro de 2005, depois de denunciar a existência do esquema do mensalão. O ex-deputado foi acusado pelo Conselho de Ética da Câmara de quebrar o decoro parlamentar ao fazer acusações sem provas e ao admitir a prática de crimes como o tráfico de influências em empresas estatais.

Ele disse não ter ressentimentos dos que foram responsáveis pela sua cassação. "Passado é passado, você não pode viver com olhos nas costas. A lição que eu recolho [de Collor] é construir sem ressentimentos", disse.

Elogios – O desabafo de Collor sobre o impeachment já dura quase três horas no plenário do Senado. O ex-presidente lê um discurso de 99 páginas para apresentar sua versão sobre o processo que resultou na perda de seus direitos políticos. Diversos senadores interromperam o discurso do ex-presidente para elogiar sua postura de enfrentar as críticas quase 15 anos depois de ser afastado da Presidência da República.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a Casa deve respeitar o ex-presidente independentemente de seu histórico político. "É a versão de quem viveu como protagonista de um episódio delicado. Ele caiu seja por acusações graves seja porque não fez tudo o que estava ao seu alcance para se defender", disse.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse que Collor tentou, no longo discurso, mostrar que existiu uma "armação" para a perda de seus direitos políticos. "Eu não vou colaborar para esse julgamento. Mas reconheço que o Supremo Tribunal Federal o absolveu e o povo de Alagoas lhe mandou para cá. Tenho a expectativa de que o Brasil possa não ver repetidos aqueles acontecimentos", disse o senador.

Em diversos trechos do discurso, Collor alegou inocência e se disse injustiçado com a perda do mandato. "Declaro a minha absoluta inocência ante as imputações que, ao longo de todo o processo, me foram feitas, sem consistência, sem comprovação e sem nenhum fundamento. Fui afastado na suposição --e tão somente na suposição-- de que as acusações que me fizeram fossem verdadeiras', afirmou. O senador usou palavras como "arbítrio", "prepotência", "grande farsa" e "falsidade" para se referir ao episódio do impeachment.

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos