Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Roberto Jefferson propõe candidatura de Collor para 2010

8 Jun 2007 - 09h37

O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, propôs, na Paraíba, a candidatura de Fernando Collor à presidência da República em 2010. Ele está em João Pessoa para participar nesta sexta-feira do encontro regional do partido, ocasião em que o ex-presidente Collor será homenageado com o título de cidadão paraibano.

Segundo Jefferson, o partido pretende ser uma alternativa nas eleições presidenciais. A intenção é construir candidaturas próprias a partir de uma estruturação das bases do PTB nos Estados.

Na entrevistas que o presidente do PTB concedeu desde a sua chegada à cidade, ontem, não faltaram críticas ao governo Lula. Para Jefferson, o presidente usa a Polícia Federal para destruir seus inimigos. "Quando o político não reza na cartilha do presidente, ele manda a polícia investigar e destruir", disparou ele.

Homenagem - A sessão especial que vai conceder o título a Collor vai acontecer no cine Bangüê, antes da abertura do encontro do PTB. O deputado estadual Pedro Medeiros (PSDB), que propôs o título, já anunciou que não tem medo de manifestações contrárias dos adversários. Para ele, o ex-presidente foi inocentado das acusações que lhe fizeram e que na Paraíba não tem homem mais honesto que ele. "Não há razão para protestos", afirmou da tribuna da Assembléia essa semana.

A intenção de Collor é defender no encontro regional do PTB o parlamentarismo. O ex-presidente é autor de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que já tramita no Senado, instituindo o parlamentarismo no Brasil. Collor é também coordenador da Frente Parlamentarista instalada essa semana no Congresso.

Denúncias - Ex-deputado federal cassado, Jefferson foi o responsável pelas denúncias do chamado escândalo do mensalão (suposto pagamento de mesada para a base aliada em troca de apoio ao governo nas votações no Congresso), que completam dois anos. A denúncia, encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela Procuradoria-geral da República (PGR), sequer foi analisada pela Justiça.

Pela denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, o esquema do mensalão era operado por uma "sofisticada organização criminosa" comandada pelo PT. O esquema teria provocado um desfalque aproximado de R$ 2 bilhões.

Apesar da confissão de alguns dos envolvidos e das provas colhidas, o caso encontra-se em fase preliminar no STF. O processo aguarda voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, para só então ser levado ao plenário do Supremo, integrado por 11 ministros. As expectativas são de que isso ocorra até o próximo mês.

 

 

Redação Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS