Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 23 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Reunião define hoje as sócias de Belo Monte

17 Jun 2010 - 13h12Por Agência Estado

Uma reunião marcada para hoje às 14h30 em Brasília pode definir os principais autoprodutores da empresa que terá a concessão da Hidrelétrica de Belo Monte pelos próximos 35 anos. Autoprodutores são grandes consumidores de energia elétrica que, pelas regras da concessão, ficarão com 10% da usina.

Até agora, a única empresa confirmada nessa categoria é a Gaia Energia, empresa do grupo Bertin, que já é sócio de Belo Monte. Segundo fontes que participam do processo, as empresas mais perto de um acordo para integrar o grupo são a Sinobras - Siderúrgica Norte Brasil, do Pará, Gerdau, Braskem e CSN.

Outras empresas, como Arcelor Mittal, também teriam manifestado interesse em ser sócias da hidrelétrica. O objetivo é ficar com uma parte da energia gerada pela usina a preços abaixo do mercado. A fatia disponível para os autoprodutores é de cerca de 400 MW (megawatts) médios.

À reportagem, autoprodutores interessados em participar do projeto reclamaram da falta de informação do governo necessárias para decidir se vale a pena ou não entrar no negócio. "Nós não sabemos quem serão nossos sócios, quem vai construir a usina nem qual será o custo do empreendimento. Assim fica difícil decidir", afirmou o executivo de uma empresa interessada.

Além dos autoprodutores, os fundos de pensão já teriam acertado seu ingresso na empresa que vai explorar Belo Monte. Pelo último esboço, a Petros (dos funcionários da Petrobras) terá participação de 10% e a Funcef (Caixa), de 5% a 7,5%. A Previ (Banco do Brasil) também terá uma participação - ainda não definida - por meio do fundo 521 Participações, hoje sócio da CPFL e Neoenergia. O FI-FGTS fundo de investimento terá outros 5%. Juntos, os fundos ligados ao governo terão 30% de Belo Monte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Jovem é morta a tiros dentro de casa na frente dos filhos de 6 e 8 anos em MT
ABONO SALARIAL
Mais de 290 mil têm direito a sacar o PIS calendário 2019/2020 em MS
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime
BARBÁRIE
Apos perder filha com câncer professora envolve com drogas e é assassinada
DESEMPREGO
Toyota anuncia fim do terceiro turno e demissões em Sorocaba e Porto Feliz
ABUSO SEXUAL
Famílias de jovens abusados sexualmente em estação fazem acordo com Supervia
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Lyris ameaça Agno e faz escândalo dizendo que ele é gay