Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 20 de março de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Retirada dos seios para evitar câncer é exceção extrema

23 Set 2010 - 17h36Por Folha Online

A extirpação das mamas como forma de prevenir um possível câncer não é consenso entre os médicos. Pacientes de alto risco podem até ser aconselhadas a passar pelo procedimento, mas em último caso.O assunto ganhou espaço há duas semanas, com a publicação de uma entrevista da cantora Rita Lee, que contou ter feito a operação.

"Nenhuma pessoa tem indicação formal para a cirurgia", diz Alfredo Barros, coordenador do núcleo avançado de mastologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Isso porque ela é extremamente mutiladora. Além de retirar a glândula mamária, retira-se tecido da base das axilas. No Brasil, costuma-se preservar a pele, a aréola e o mamilo. Nos Estados Unidos, nem isso -a redução de risco é tanto maior quanto maior a quantidade de tecido retirado. Na sequência, a mulher já recebe uma prótese.

Mulheres que podem se beneficiar da cirurgia são, segundo Barros, as que têm grande número de parentes, principalmente de primeiro grau, diagnosticadas com tumores de mama antes da menopausa. As que carregam uma mutação genética que aumenta em até 80% o risco de câncer de mama também são candidatas.

"A indicação deve ser bem individualizada, levando em conta o risco e a qualidade de vida", diz Barros. "Também depende do grau de "cancerofobia" da mulher." "É uma medida de exceção, extrema", avalia José Roberto Filassi, coordenador de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira). Segundo Filassi, 30% das pacientes têm complicações --10% são graves.

A cicatrização pode ser difícil, pode haver perda de sensibilidade nas mamas, problemas de irrigação podem levar à perda da aréola e do mamilo, além do risco de hemorragias e infecções.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Aos 58 anos, atriz Tássia Camargo sofre infarto e está na UTI de Hospital em Portugal
ASSÉDIO SEXUAL
Homem é morto a tiros após assediar mulher casada
FATALIDADE
Mulher morre ao cair de pé de abacate e bater cabeça na linha do trem
MANIACO SEXUAL
Pai flagra estupro da filha dentro de casa usando o celular, suspeito foi preso
FAMOSIDADES
Quem era Bettina antes do R$ 1 Milhão: Ela foi professora de balé, modelo e panfleteira
MENTOR DO MASSACRE
Polícia de Suzano apreende menor suspeito de planejar ataque
INTERNADO
Criança de 4 anos cai em poço de cinco metros de profundidade
RESGATADO
Cão abandonado em ilha estava sendo comido vivo por urubus
SEXTUPLOS
Americana dá à luz seis bebês em nove minutos
TRAGÉDIA EVITADA
Garoto de 11 anos leva faca na mochila para matar colega no ônibus escolar