Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 21 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Resultado de sorologia de bovinos do Estado sai até hoje

14 Ago 2007 - 07h41
 
A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias, disse ontem, em entrevista ao programa Primeira Notícia, que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve divulgar até hoje o resultado da sorologia feita em Mato Grosso do Sul, com exceção de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

“O Mapa passará isso entre hoje e amanhã. O indicativo que nós temos é que está indo tudo muito bem e ficaremos ansiosos aguardando o resultado dos três municípios que deve sair daqui uma semana ou dez dias”, informou a secretária, explicando que o primeiro passo assim que os exames ficarem prontos é readquirir o status de área livre de aftosa com vacinação que, primeiramente, o Mapa deverá fornecer. “Só depois disso, o Ministério pedirá à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) que mande uma comissão ao Estado para fazer uma avaliação desses resultados”, explicou.

A secretária apontou que toda a determinação técnica exigida pelo Mapa - em termos de ações de sanidade animal - foi cumprida pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). “Nós abatemos os animais que tinham que ser abatidos, fizemos o vazio sanitário nas propriedades, a sorologia, a identificação de todos animais em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, além do recadastramento das propriedades da região”, informou.

Para Tereza, o resultado junto ao Mapa será positivo. “Estamos muito confiantes. Acreditamos que no máximo no começo de setembro, depois da autorização pelo Ministério, a OIE seja convocada para fazer essa auditoria no Estado”, acrescentou.

A secretária explicou ainda que a vinda da missão da União Européia ao Brasil está marcada para o fim de outubro. Ela acredita que, depois dos focos de febre aftosa registrados na Inglaterra no começo deste mês, mostrando que o problema pode ocorrer até mesmo num país adiantado e desenvolvido e com um rebanho considerado pequeno, a missão virá com “lupa” olhar os trabalhos realizados aqui. “Eles virão com uma inspeção muito mais cuidadosa e detalhada”, considerou.

Tereza Cristina também mencionou, durante a entrevista, o encontro com os secretários de Agricultura dos estados, marcada para a próxima sexta-feira (17), na Embrapa Gado de Corte, na Capital. A reunião tratará de sanidade animal e vegetal no território nacional. “Já existe um estudo preliminar que busca padronizar as ações em todo o País, levando em conta as peculiaridades regionais de cada estado brasileiro”, destacou.

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos