Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Resultado de sorologia de bovinos do Estado sai até hoje

14 Ago 2007 - 07h41
 
A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias, disse ontem, em entrevista ao programa Primeira Notícia, que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve divulgar até hoje o resultado da sorologia feita em Mato Grosso do Sul, com exceção de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

“O Mapa passará isso entre hoje e amanhã. O indicativo que nós temos é que está indo tudo muito bem e ficaremos ansiosos aguardando o resultado dos três municípios que deve sair daqui uma semana ou dez dias”, informou a secretária, explicando que o primeiro passo assim que os exames ficarem prontos é readquirir o status de área livre de aftosa com vacinação que, primeiramente, o Mapa deverá fornecer. “Só depois disso, o Ministério pedirá à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) que mande uma comissão ao Estado para fazer uma avaliação desses resultados”, explicou.

A secretária apontou que toda a determinação técnica exigida pelo Mapa - em termos de ações de sanidade animal - foi cumprida pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). “Nós abatemos os animais que tinham que ser abatidos, fizemos o vazio sanitário nas propriedades, a sorologia, a identificação de todos animais em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, além do recadastramento das propriedades da região”, informou.

Para Tereza, o resultado junto ao Mapa será positivo. “Estamos muito confiantes. Acreditamos que no máximo no começo de setembro, depois da autorização pelo Ministério, a OIE seja convocada para fazer essa auditoria no Estado”, acrescentou.

A secretária explicou ainda que a vinda da missão da União Européia ao Brasil está marcada para o fim de outubro. Ela acredita que, depois dos focos de febre aftosa registrados na Inglaterra no começo deste mês, mostrando que o problema pode ocorrer até mesmo num país adiantado e desenvolvido e com um rebanho considerado pequeno, a missão virá com “lupa” olhar os trabalhos realizados aqui. “Eles virão com uma inspeção muito mais cuidadosa e detalhada”, considerou.

Tereza Cristina também mencionou, durante a entrevista, o encontro com os secretários de Agricultura dos estados, marcada para a próxima sexta-feira (17), na Embrapa Gado de Corte, na Capital. A reunião tratará de sanidade animal e vegetal no território nacional. “Já existe um estudo preliminar que busca padronizar as ações em todo o País, levando em conta as peculiaridades regionais de cada estado brasileiro”, destacou.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS