Menu
SADER_FULL
segunda, 20 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Residências e comércio puxam alta de consumo de energia

24 Jul 2007 - 05h06

O mercado nacional de fornecimento de energia elétrica a consumidores livres e cativos totalizou, em maio, 30.650 GWh (gigawatts por hora), uma alta de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). O consumo comercial e residencial puxaram a alta, com elevação de 10,8% e 9,2%, respectivamente, no mês.

No acumulado do ano, o crescimento do consumo total foi de 5,2%, acima do resultado verificado até abril, quando atingiu 4,7%. Por região, o Centro-Oeste continua com a mais elevada taxa de crescimento, 8,1%. Nas demais regiões, as variações ficaram entre 4,8% (Sudeste) e 5,9% (Norte).

De acordo com os dados da EPE, os consumidores residenciais e comerciais têm puxado o crescimento do mercado neste início de ano, com altas respectivas de 6,8% e 7,0% no período de janeiro a maio. Todas as regiões apresentaram bom desempenho para estes dois segmentos, cabendo o melhor resultado à região Sul: 8,4% e 9,8%, respectivamente.

Para a EPE, o aumento da renda, as condições favoráveis de crédito, a queda dos juros e a grande oferta de produtos importados a preços reduzidos têm se constituído em fatores de estímulo ao consumo de energia elétrica nas residências e nas unidades comerciais. Com relação à renda, o crescimento médio desse indicador, entre 2004 e 2007, é de 7,7% ao ano. Também motivou o aumento do consumo as temperaturas mais elevadas em alguns meses do ano.

Durante o mês de maio, o número de consumidores residenciais atendidos pelo Sistema Elétrico Nacional alcançou 51 milhões. No período de um ano foram incorporados 1,7 milhão de novos consumidores, correspondendo a uma média mensal de 142 mil ligações. O consumo médio residencial, em nível nacional, atingiu o valor de 144 kWh/mês.

Para o ano, a previsão é de crescimento de 5,3% para o consumo total em 2007, compatível com o crescimento esperado para o PIB neste ano, de 4,5%.

 

Conjuntura Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE GRIPE A
Criança de 11 meses morre por gripe Influenza
AÇÕES ROSE MODESTO
Rose Modesto quer aumentar pena por feminicídio, Assista a entrevista
SEQUESTRO
Suspeito de manter adolescente em cárcere privado é preso em flagrante
FATALIDADE
Caminhão enrosca em fiação elétrica e provoca morte de idosa em Pérola
DISCUSSÃO FATAL
Em briga de casal, pai arremessou vaso e matou criança de 9 meses
COVARDIA
Motorista fecha porta e dá chute em idoso para impedir embarque em ônibus. Veja o Video
FAMOSIDADES
Leticia Almeida recebe R$ 1 mil de pensão de Jonathan Couto e pede resisão para R$ 5 mil
CAMPO BELO RESORT - VÍDEO
VÍDEO: Olha o quem vem por aí no Campo Belo Resort, em breve um complexo aquático de tirar o fôlego
JUSTO - NO SENADO
Comissão do Senado aprova projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas
ACIDENTE IMPRESSIONANTE - VÍDEO
Impressionante: câmera flagra colisão entre ônibus e caminhão, ASSISTA