Menu
SADER_FULL
sexta, 16 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Residências e comércio puxam alta de consumo de energia

24 Jul 2007 - 05h06

O mercado nacional de fornecimento de energia elétrica a consumidores livres e cativos totalizou, em maio, 30.650 GWh (gigawatts por hora), uma alta de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). O consumo comercial e residencial puxaram a alta, com elevação de 10,8% e 9,2%, respectivamente, no mês.

No acumulado do ano, o crescimento do consumo total foi de 5,2%, acima do resultado verificado até abril, quando atingiu 4,7%. Por região, o Centro-Oeste continua com a mais elevada taxa de crescimento, 8,1%. Nas demais regiões, as variações ficaram entre 4,8% (Sudeste) e 5,9% (Norte).

De acordo com os dados da EPE, os consumidores residenciais e comerciais têm puxado o crescimento do mercado neste início de ano, com altas respectivas de 6,8% e 7,0% no período de janeiro a maio. Todas as regiões apresentaram bom desempenho para estes dois segmentos, cabendo o melhor resultado à região Sul: 8,4% e 9,8%, respectivamente.

Para a EPE, o aumento da renda, as condições favoráveis de crédito, a queda dos juros e a grande oferta de produtos importados a preços reduzidos têm se constituído em fatores de estímulo ao consumo de energia elétrica nas residências e nas unidades comerciais. Com relação à renda, o crescimento médio desse indicador, entre 2004 e 2007, é de 7,7% ao ano. Também motivou o aumento do consumo as temperaturas mais elevadas em alguns meses do ano.

Durante o mês de maio, o número de consumidores residenciais atendidos pelo Sistema Elétrico Nacional alcançou 51 milhões. No período de um ano foram incorporados 1,7 milhão de novos consumidores, correspondendo a uma média mensal de 142 mil ligações. O consumo médio residencial, em nível nacional, atingiu o valor de 144 kWh/mês.

Para o ano, a previsão é de crescimento de 5,3% para o consumo total em 2007, compatível com o crescimento esperado para o PIB neste ano, de 4,5%.

 

Conjuntura Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante